CidadaniaEsporteNegócios

ALÉM DAS 4 LINHAS. Em discussão: que torcedor o futebol pode e deve ter, hoje?

“…Há diferenças evidentes entre os tipos de torcida. A classificação é dada pela mídia por classes sociais. Acreditam (ou querem fazer acreditar) que o poder aquisitivo do indivíduo decide como ele se comporta dentro do estádio. Classes superiores são formadas pelas pessoas do bem; classes inferiores promovem as cenas de violência e desordem.

Pesquisadores ingleses descobriram que os hooligans, “principais representantes” da violência no futebol mundial, eram homens bem sucedidos, com bons empregos, mas que gostavam de ir aos estádios para brigar. No Brasil, a tendência é que os líderes de torcidas organizadas também sejam da classe média para cima, que têm tempo, e bons advogados, para entrar em qualquer enrascada.

TORCEDOR precisa ser respeitado, e há muito tempo! Ou será que teremos que fazer uma vaquinha entre os amigos para fechar o pay per view dos jogos do nosso time, gritando o máximo possível enquanto o…”

Esse é apenas um trecho (clique AQUI para ler a íntegra) da coluna “Além das 4 linhas”, desta semana. A autoria do texto é de Anderson Santos (que edita o material) e Dijair Brilhantes. Eles fazem reflexões sobre a mídia, entre outros temas.  Neste caso, o enfoque é o esporte e o que isso significa para os brasileiros. A coluna foi postada agora há pouquinho, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo