Câmara de VereadoresSanta MariaTransporte

CÂMARA. Comissão que tratou do transporte coletivo constata o excesso de linhas de ônibus urbano em SM

Em março, Adelar e Mortari, dois dos três vereadores da comissão especial, testaram “in loco” o transporte público de Santa Maria

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

A Comissão Especial que acompanha a situação do transporte público de Santa Maria constatou uma série de deficiências no serviço. Um dos principais apontamentos diz respeito à quantidade excessiva de linhas.

“Existem 70 linhas básicas, mas cada uma pode ter até 52 derivações, muitas vezes com mudanças discretas e sobreposição da maior parte do itinerário, estando registrados até 509 itinerários diferentes. Apesar deste grande número de itinerários, 20 deles concentram a metade da demanda, e 100 agrupam 85% da demanda”, informa o relatório final.

Segundo o documento protocolado nessa segunda-feira (4) no Legislativo, o sistema também carece de falta de informações sobre o serviço, como mapa dos itinerários e quais localidades o ônibus irá percorrer.

“Pretende-se que o sistema de transporte coletivo de Santa Maria seja atrativo para a população, com ar-condicionado e mais horários, principalmente, Tancredo Neves, Campus, Passo das Tropas e Nova Santa Marta Campus”, diz o relatório.

Também é citada a situação dos abrigos de ônibus na Faixa Nova de Camobi e nos acessos aos condomínios do Cerrito, Berleze e Maringá. Moradores destas localidades aguardam pelo transporte ao relento, uma vez que as paradas são precárias.

“As pessoas também alegam que há veículos sem condições de transportar passageiros devido ao tempo de circulação e pela falta de limpeza dos veículos pelo Sistema SIM da Cidade”, alegam os parlamentares no relatório.

A comissão foi formada pelos vereadores Adelar Vargas – Bolinha (PMDB), presidente; João Kaus (PMDB), vice; e Marion Mortari (PSD), relator.

Confira as sugestões da comissão:

– Novo esquema circulatório na cidade que priorize os sentidos únicos. Desta forma, minimizam-se os pontos de conflito e melhora-se a capacidade das vias, especialmente nos cruzamentos;

– Faixas reservadas somente para ônibus;

– Mais investimentos do município no transporte coletivo, na infraestrutura municipal, como a implementação de corredores exclusivos a requalificação física e estrutural, e a atualização e ampliação da frota de veículos pelo consórcio SIM;

– Colocação de abrigos de ônibus em todos os pontos de ônibus do Município;

– Realização da licitação pública para administrar a concessão do sistema municipal do transporte público;

– Criação de Fundo Municipal para o transporte coletivo com subsídios a nível municipal.

Para ler o relatório final na íntegra, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sugestão os Ver. devem vir trabalhar uma vez a cada 15 dias de transporte público, ai vão poder ter mais noção de como estão os munícipes que usam o transporte público…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo