Arquivo

Coluna Observatório. “Voto na legenda confirma os grandões. E coloca o PSOL como o furão”

Leve-se em consideração o fato de os partidos que lideram chapa majoritária têm vantagem pela superexposição de seus números. No caso santa-mariense, PMDB (15), PT (13) e PSOL (50). E que, por conseqüência, as siglas que secundaram as alianças – PP (11), PTB (14) e PCB (21) – ficam em notória desvantagem.

 

Feita essa ressalva, ainda assim pode ser considerado extraordinário o desempenho de peemedebistas e petistas, que se consolidam como os verdadeiros grandões da política local. E, no caso de 2008, também o do PSOL – escorado numa candidata que mostrou ter carisma e qualidade política suficientes para alavancar o partido.

 

O PMDB obteve, sempre levando em consideração o pleito proporcional, obteve nada menos que 6.663 votos na legenda – bem mais que os 2.507 de quatro anos atrás. O PT também cresceu: chegou, agora, aos 5.938 votos, contra os 3.543 do último pleito. Já o PSOL, que inexistia antes, alcançou em 5 de outubro nada menos que 1.644 votos.

 

E os demais? O grande perdedor, dá pra dizer assim, acabou sendo o PP, cuja sigla obteve 1.210 votos. Muito menos que os 2.795 de 2004 quando, lembre-se, tinha candidato majoritário. Quanto as siglas restantes elas, do ponto de vista do voto na legenda são, com todo o respeito, insignificantes.  O que fez mais, e foi muito pouco, depois do quarteto da dianteira, foi o PSDB, com 361 votos. Os restantes, portanto, nem isso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo