EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Eventos culturais, oficinas, reuniões e seminários: superprogramação da Feicoop

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos/arquivo), da Assessoria de Imprensa dos Eventos

Gaiteiro Jaime Papalia irá se apresentar às 9 da manhã de sábado

Quem visitar a 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), 3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária, irá conferir dezenas de atividades culturais. O Palco da Feira terá música, teatro, balé, homenagens, exibição de documentários e lançamento de livros. O evento irá ocorrer no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, entre os dias 12 e 15 de julho.

A primeira atividade cultural está marcada para quinta-feira (12), com o lançamento do documentário Cultura de Afetos, produzido pela TV Ovo. A exibição terá início às 13h.

Na sexta (13), o principal evento do dia será Abertura Oficial da Feicoop, às 16h. A cerimônia será seguida pela apresentação dos corais “Vida em Canto” e “Canto e Magia”, da Escola Marista Santa Marta.

Sábado (14), o gaiteiro Jaime Papalia sobe ao palco às 9h. Em seguida, é a vez do teatro de sombras “Na Sombra da Família”, que irá tratar do cenário cultural nordestino.

No domingo, às 13h30min, ocorrerá a Super Ação, com apresentação de danças urbanas e forró. Às 15h15min, sobem ao palco, Gisele e Maninho. E, às 15h45min, ocorre show de Antônio Gringo.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FEIRA.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PRÉ-PROGRAMAÇÃO DE SEMINÁRIOS, OFICINAS E REUNIÕES DA 25ª FEICOOP

Antônio Gringo é uma das maiores atrações culturais dos eventos e irá se apresentar no domingo, às 15 pras 4 da tarde, no Palco da Feira

Informações sobre a 25ª Feicoop

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 25 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”. A entrada é gratuita.

Tema desta edição
Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária

Horários de visitação
Quinta-feira (12) – Chegada das caravanas (não haverá comercialização neste dia)
Sexta-feira (13) – das 7h30min às 20h
Sábado (14) – 7h às 20h
Domingo (15) – 7h30min 8h às 18h

Abertura Oficial
Sexta-feira (13), às 16h, no Palco da Feira (Parque da Medianeira)

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Estimativa de público 
Para esta edição, são esperadas 300 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Ano passado, foram 255 mil visitantes oriundos de todos os estados brasileiros (mais de 500 municípios) e 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Espanha, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai).

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Infraestrutura
A área total da Feicoop é superior a 20 mil m², incluindo os pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, parte do Parque da Medianeira e o Colégio Irmão José Otão.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança (da Arquidiocese de Santa Maria) e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cáritas Brasileiras, entre outras instituições.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo