CinemaCultura

CULTURA. Atores do “Grito”, filme do santa-mariense Luiz Alberto Cassol, premiados no festival de Gramado

Por FILIPE CHAGAS (texto) e CLEITON THIELE (atores/foto) e FABIO WINTER (Cassol/foto), da Assessoria de Imprensa da produtora “Filmes de Junho”

O diretor Cassol, sobre os atores e o prêmio: “essa vitória mostra bem que eles entenderam perfeitamente a proposta do projeto”

O filme “Grito”, inédito curta-metragem da Filmes de Junho, levou o Prêmio de Melhor Ator da “Mostra de Curtas-Metragens Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa” no 46º  Festival de Cinema de Gramado. Os atores Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno compartilharam o troféu da produção roteirizada e dirigida por Luiz Alberto Cassol, da Filmes de Junho.

Foi um importante prêmio para o filme porque os personagens foram pensados especialmente para os atores. Essa vitória mostra bem que eles entenderam perfeitamente a proposta do projeto”, afirma Cassol. Em cena, a despedida entre dois homens de meia idade. “Esse prêmio é um marco para nossas vidas. Eu não esperava, eu estou feliz”, comemora Clemente. Para Sirmar, um momento de emoção. “Eu conheço o Festival desde início e quero agradecer a todos. Eu estou emocionado”, finalizou Sirmar.

Rodado em uma esquina de Novo Hamburgo (RS), o filme é protagonizado pelo atores Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno. “É um filme de pequenos gestos, de olhares, de expressões externas com a carga emocional interna de cada um. O Sirmar e o Clemente têm tudo isso. E desde que apresentei o argumento e o roteiro para os dois, em 2017, eles perceberam o sentido do filme e aceitaram imediatamente. É uma honra dirigir dois atores tão completos”, completa o diretor.

Cassol espera que cada pessoa, ao ver o filme, faça a sua leitura sobre a despedida. “A reflexão está em colocar uma despedida em primeiro plano, em meio a um período de intolerância e opressão. Tento fazer com que o público a sua maneira, dialogue e reflita com o universo deles e o que os circunda”, conclui. Grito tem realização da Filmes de Junho, Accorde Filmes e Convergência Produtora. Apoio: Ideia Ação e da Secretaria Municipal de Novo Hamburgo.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de domingo (19.08) e os vencedores foram escolhidos por cinco jurados: o jornalista Hermes Leal, o produtor Julio Uchoa, a atriz Lu Grimaldi, a diretora de arte Maíra Carvalho e o crítico de cinema Rafael Carvalho. Ao todo, 20 produções concorreram na categoria.

Personagens pensados especialmente para Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno, prêmio de Melhor Ator da Mostra de Curtas Gaúchos

SINOPSE: Nem todo o grito sai da boca.

Ficha Técnica:

(Grito, CM, 05min, Brasil, 2018)

Elenco: Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno

Direção e Roteiro: Luiz Alberto Cassol

Direção de Fotografia: Juliano Moreira

Desenho de Som: André Sittoni

Direção de Arte e Figurino: Pauliana Becker

Direção de Produção: Leonardo Peixoto

Trilha Sonora: Duca Duarte

Maquiagem: Ana Paula Maidana

Montagem e Correção de Cor: Juliano Moreira

Som Direto: Guilherme Cassio dos Santos

Assistência de Câmera: Mano Josias Salvaterra

Assistência de Produção: William Silva

Design Gráfico: Luciano Ribas

Fotografia Still: Gilberto Perin

Recursos de Acessibilidade – Coordenação: Marilaine Castro da Costa

Produção Executiva: Luiz Alberto Cassol

Produção: Juliano Moreira, Luiz Alberto Cassol e Leonardo Peixoto

Coprodução: André Sittoni, Leonardo Machado e Pauliana Becker

FILMES DE JUNHO

Fundada em 2009 pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, a Filmes de Junho produz filmes de longa e curta metragens autorais, co-produções e vídeos institucionais. Além do Brasil, atua na América Latina, principalmente na Argentina. É responsável, ainda, pela organização das Mostras Internacionais de Cinema de Santa Maria e do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema. Para 2019 estão previstas as gravações do longa-metragem “Zulma”, do cineasta Axel Monsú, coprodução ficcional de longa-metragem, com a Argentina, entre a Cooperativa de La Tierra e a Filmes de Junho Produtora.  Entre os trabalhos autorais como produtora ou coprodutora, destacam-se: “Edmundo” (Documentário, 2015, HD, Longa-Metragem), “Nem Isso” (Ficção, 2015, HD, Curta-Metragem), “Tabaré Inácio” (Documentário, 2016, HD, Curta-Metragem), “Saúde” (Documentário, 2017, Curta-Metragem). “Golpe” (Documentário, HD, 2018, em lançamento, Longa-Metragem) “Grandes Médicos” (Documentário, 2018, Longa-Metragem) e “Grito” (Ficção, 2018,” HD, em lançamento, Curta-Metragem).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo