CULTURA. Vai começar o “Pianíssimo” de Joinville. E uma das atrações é um quaraiense formado na UFSM

CULTURA. Vai começar o “Pianíssimo” de Joinville. E uma das atrações é um quaraiense formado na UFSM

CULTURA. Vai começar o “Pianíssimo” de Joinville. E uma das atrações é um quaraiense formado na UFSM - pianíssimo-joão-tavares

Evento na maior cidade catarinense tem participação do gaúcho João Tavares Filho, nascido em Quaraí e formado em música pela UFSM

Da Mercado de Comunicação, Assessoria de Imprensa do Evento, com foto de Divulgação

Natural de Quaraí, como Miguel Proença, o jovem pianista João Tavares Filho é formado em música pela Universidade Federal de Santa Maria, mas divide-se entre o Brasil e a Itália, em uma carreira já muito intensa e consistente.

Uma das grandes atrações do I Pianíssimo de Joinville: Todos os Pianos do Mundo – evento que acontece de 9 a 23 de setembro na maior cidade catarinense –, Tavares dedica-se à música desde os 6 anos. Virtuoso do piano erudito e popular, definido pela crítica italiana como pianista “intensamente musical e expressivo”, vem realizando concertos como solista/solista com orquestra na Europa, América do Sul e Estados Unidos. Em 2016, tornou-se um dos fundadores da Orchestra Notturna Clandestina.

Foi contemplado com o Prêmio Funarte de concertos didáticos, em 2014, com o projeto “Cantando o Brasil” e em 2015 com o prêmio “Comunica Diversidade”, da Fundação Universitária José Bonifácio.

Em Joinville, João Tavares Filho participa do encontro de pianistas com alunos e professores de escolas de música – no dia 22 – e integra a programação de encerramento do I Pianíssimo, com concerto no Teatro Juarez Machado no dia 23, às 10h30. Dedicado arranjador de músicas populares brasileiras, já dividiu palco com Hermeto Pascoal, Gabriel Grossi, Francis Hime, MPB4, Renato Borghetti, Fernando Deghi, Duofel, Gabriele Mirabassi, Greta Panettieri, além de ter realizado  um vídeo promocional junto a Belchior.

A Cidade do Piano

Chegando à Cidade das Flores junto com a primavera, o 1º Pianíssimo de Joinville — Todos os Pianos do Mundo promete movimentar o cenário musical do município mais populoso de Santa Catarina. Entre os dias 19 e 23 de setembro, atrações nacionais e internacionais do piano se apresentam no Teatro Juarez Machado e também em espaços públicos e privados, com entrada gratuita. A ideia dos organizadores é a de transformar a Cidade da Dança na Cidade do Piano.

Na noite de abertura (19), os pianistas Cristian Budu e Bianca Gismonti estarão no Teatro Juarez Machado em apresentações solo e trio, respectivamente. Já na noite de encerramento (23), será a vez de conferir a ucraniana Valentina Lisitsa, considerada um fenômeno da música clássica na internet.

Idealizador do evento e um dos maiores pianistas brasileiros, Miguel Proença é um artista que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado de Proença, na organização do evento, estão o experiente produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma, criadora do Festival de Dança.

Música por toda parte

De salões de beleza a restaurantes, o público poderá apreciar a arte do piano nos mais diferentes locais. Durante os cinco dias do evento, pianos serão espalhados pela cidade, disponibilizando apresentações de pianistas de destaque para distintos tipos de público. Ao chegar à cidade, já no aeroporto, os convidados de honra desta verdadeira celebração da arte musical serão recebidos com apresentações especiais.

Ao todo, 20 instrumentos – 10 pianos Schumann e outros 10 pianos Casio, digitais – estarão instalados pela cidade.

Outra, entre as várias atrações do evento, é o Piano no Caminhão: consagrados instrumentistas vão mostrar sua arte no palco instalado em um caminhão, nos dias 21 e 22 de setembro, na Praça da Bandeira.

Para saber mais sobre este evento, acesse: www.pianissimodejoinville.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *