PrefeituraSanta Maria

VIROU LEI. Proibido usar fogos de artifício com efeito sonoro. Multa inicial por descumprimento é de R$ 994

Prefeito Jorge Pozzobom chamou vereadores responsáveis pela proposta aprovada na Câmara e sancionou o projeto, que agora virou lei

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito Jorge Pozzobom oficializou, no final da manhã desta quinta-feira (22), a lei que proíbe o uso de fogos de artifício com estampidos (efeitos sonoros) em Santa Maria. A nova legislação (Lei Complementar nº 120/2018) foi sancionada pelo chefe do Executivo no dia 12 de novembro. O ato, realizado no Gabinete de Governança, contou com a presença dos autores do projeto, vereadores Jorge Trindade, Jorjão, e Francisco Harrison, Dr. Francisco, que – juntamente com o vereador Adelar Vargas, Bolinha – propuseram a alteração do Código de Posturas.

“Considero uma mudança de costumes bastante importante, inclusive, quando deputado estadual, emiti parecer favorável à lei semelhante, na Assembleia. Santa Maria está inovando e mostrando que se preocupa com as pessoas, com os animais e, principalmente, com as questões de segurança”, explicou Pozzobom, referindo à tragédia na Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, quando um artefato pirotécnico, associado a outros fatores, teria causado o incêndio que vitimou 242 pessoas.

“Santa Maria está dando exemplo com a aprovação desta lei. Atendemos ao anseio das entidades protetoras dos animais, mas estamos indo ao encontro do desejo de muitas outras pessoas”, afirmou o vereador Jorjão.

Para o vereador Francisco Harrison, a proibição do uso de fogos com efeitos sonoros foi construída por diferentes partidos (PMDB, Rede e PSDB – pela sanção) para benefício da cidade como um todo.

“Todos trabalhamos juntos pelo bem de Santa Maria. A proibição diz respeito às pessoas hospitalizadas, aos autistas, aos idosos e aos animais. Grande parcela da população ganha”, concluiu o vereador.

Conforme os parlamentares, diversas cidades estão discutindo a criação de leis semelhantes, como por exemplo, Ijuí, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Julio de Castilhos, Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. Estas, inclusive, já entraram em contato com a Câmara de Vereadores de Santa Maria para solicitar a redação da Lei Complementar nº 120/2018 para que possa servir de base a estes municípios.

A Lei Complementar altera o inciso I e insere os parágrafos três e quatro ao artigo 201, do Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 092, de 24 de fevereiro de 2012). A nova legislação entra em vigor em 90 dias, a partir de sua publicação (12 de novembro).

Em caso de descumprimento, será aplicada multa no valor de 300 Unidades Fiscais Municipais (UFM’s), na primeira infração. Em caso de reincidência, o valor será multiplicado pela quantidade de infrações cometidas. Após a quinta infração, haverá interdição das atividades, além de multa. O valor da UFM em 2018 é R$ 3,3154.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Quero ver o Fiscal que irá multar o Exército quando fizerem pirotecnia, usarem munição de festim, fizerem barulho e assustarem uns cães.
    Quero ver o fiscal bater na porta do quartel para entregar a notificação.
    Tirem foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo