EducaçãoPrefeitura

EDUCAÇÃO. Evento feito em novembro já ‘rendeu’ à EMAI intercâmbio com instituições técnicas uruguaias

Direção da EMAI realizou visita acadêmica a escolas e universidades do Uruguai. É reflexo de encontro havido aqui no mês passado

Por MAURÍCIO ARAUJO (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O 1º Espaço Educar e Empreender, promovido em novembro pela Prefeitura de Santa Maria, trouxe resultados significativos às escolas do Município. Dentre as conquistas está um intercâmbio de conhecimento e aprendizagem entre a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) e instituições técnicas e universitárias do Uruguai. Nesta semana, a direção da escola esteve no país vizinho para estreitar os laços e traçar novos projetos.

Conforme a diretora da EMAI, Cleone Martins, a possibilidade de contatar os uruguaios surgiu ainda durante o 1º Educar e Empreender, quando se descobriu que a cidade de Rivera conta com uma escola com o mesmo modelo da de Santa Maria, voltada ao curso de Eletrometalmecânica. O objetivo da direção é trocar experiências, desenvolver cultura empreendedora e fechar parcerias com a instituição do país vizinho.

O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária Municipal de Educação, Lúcia Madruga, ressaltaram que a Prefeitura apoia e incentiva este tipo de iniciativa, já que possibilita novos conhecimentos aos professores e estudantes da Rede Municipal. O chefe do Executivo, lembra, ainda, que graças ao encorajamento dado pela Secretaria de Educação às instituições, três escolas do Município foram convidadas a participar de um intercâmbio de pesquisa em Portugal, por meio do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

“Nossas escolas estão buscando, cada vez mais, atualizar as formas de conhecimento e procurando modernização educacional. Nós incentivamos todos a buscarem mais, e os resultados são maravilhosos, tanto este intercâmbio da EMAI no Uruguai quanto as três escolas que têm a possibilidade de ir a Portugal a convite da Unesco. Todos estão de parabéns”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

As visitas da direção da EMAI foram à Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC); ao Instituto Federal do Sul (ISSul); e à Escola Técnica de Rivera (UTU). De acordo com a professora Cleone, o próximo encontro ocorrerá no mês de agosto, quando uma comitiva do Uruguai vem a Santa Maria participar do II Seminário da EMAI. Após, o objetivo é que alunos e professores da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial façam visitas acadêmicas nas instituições uruguaias.

“Temos que aproveitar as oportunidades que surgem. Este intercâmbio tem muito a oferecer, seja em aprendizado e conhecimento e em atualização e trocas de experiências. Estamos muito felizes”, finalizou a diretora da EMAI.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo