Eleições 2018JudiciárioPartidosPolítica

PARTIDOS. Tribunal Superior Eleitoral confirma: sim, aplicação da dita ‘cláusula de barreira’ já está valendo

Do portal Consultor Jurídico, em texto de GABRIELA COELHO (com foto de CÉSAR VIEGAS)

Aplicação imediata da cláusula de barreira é óbvia, diz Jorge Mussi, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, em resposta a consulta do PSDC

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a cláusula de barreira para partidos deve se basear no resultado das eleições deste ano. A corte respondeu a consulta do PSDC, que pedia esclarecimentos sobre o texto da emenda constitucional, segundo a qual a barreira vale “para a legislatura seguinte às eleições de 2018”.

“Não há dúvida de que a cláusula se aplica já na eleição deste ano para 2019. Está expresso na norma e a própria Constituição Federal prevê nessas eleições”, respondeu o relator da consulta, o ministro Jorge Mussi.

Para o PSDC, a menção à palavra legislatura na emenda constitucional dá margem à interpretação de que a cláusula de barreira só passaria a valer para os parlamentares eleitos em 2022, quando seria escolhida a legislatura seguinte às eleições de 2018.

Em parecer sobre a consulta do PSDC, a Assessoria Consultiva do Tribunal reconheceu que a “estrutura textual” da emenda “pode ensejar questionamento”, mas opinou que a resposta deveria ser 2018.

Dos 30 partidos que elegeram parlamentares este ano, nove não atingiram a cláusula de barreira: PCdoB, Rede, Patri, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL e DC. Isso significa que eles não terão acesso a dinheiro do Fundo Partidário nas eleições de 2020. Outros cinco partidos não elegeram nenhum parlamentar: PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.

Na prática, com o encontro entre a cláusula de desempenho e o trecho da Lei dos Partidos que proíbe as fusões de legendas recém-criadas (em vigência desde outubro de 2017), 14 dos 35 partidos do Brasil podem ser extintos em 2019, com as migrações partidárias… “

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo