JornalismoMídiaPolítica

MÍDIA. Gerente da Guaíba desabafa sobre ‘privilégio privilégio da informação’ do governo, em favor da RBS

Do portal especializado Coletiva.Net, com imagem de Reprodução

Gross e Ananda no comando de programa “Direto ao Ponto”, da Rádio Guaíba. O desabafo do jornalista que gerencia a emissora da Caldas Júnior

“Nós ficamos todos como babacas, como idiotas. Vamos fazer o quê na coletiva de imprensa? Já está tudo publicado por outra empresa concorrente nossa.” Foi assim que Nando Gross, gerente-geral da rádio Guaíba, abriu a edição de hoje, 28, do programa Direto ao Ponto, que vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 9h. Durante cerca de dois minutos, logo no início da atração, o apresentador mostrou sua indignação sobre privilégio de informação.

O caso se refere a uma coletiva de imprensa organizada pelo governo do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira, às 9h30, para apresentar o Plano de Segurança. No entanto, Nando lamentou que as informações já houvessem sido previamente publicadas em Zero Hora, na coluna de Rosane de Oliveira. “Entende-se que todos saberiam do Plano de Segurança ao mesmo tempo”, citou.

Em seu depoimento, ao lado da colega de bancada Ananda Müller, o jornalista mencionou que hoje, no governo gaúcho, “especialmente na Secretaria de Segurança Pública (SSP), todos os colegas jornalistas são ex-funcionários da mesma empresa”, disse, ao se referir ao Grupo RBS. Desde o começo deste mês, a coordenação da Comunicação da SSP está nas mãos de Zete Padilha, que deixou a RBS TV para assumir o cargo público.

“Uma coisa é o mérito jornalístico de alguém ir atrás e descobrir um furo de reportagem e dar a noticia. Agora, informação privilegiada por uma relação de ex-colegas, ainda mais quando se fala em órgãos públicos não é legal”, lamentou Nando. Após o desabafo, ele informou que a rádio Guaíba não estaria presente na coletiva de imprensa. Ao Coletiva.net, o apresentador confirmou que não foi enviado nenhum repórter para a entrevista.

Em conversa com o portal, Nando falou que recebeu inúmeras mensagens e ligações depois do programa. Segundo ele, o assessor de imprensa Juliano Rodrigues, que atua diretamente com o governador Eduardo Leite, entendeu a crítica e lamentou que tenha ocorrido o que chamou de “falha”. Por sua vez, o diretor de Jornalismo da Secretaria Estadual de Comunicação, Alexandre Elmi, disse que o texto de Rosane era superficial, sem muitas informações.

Convicto de que houve uma falha na comunicação do governo estadual, Nando afirmou que isso é uma “falta de respeito” e que não pode ocorrer, especialmente, em órgãos públicos. “Alguém lá de dentro vazou a informação. Sei que falei em nome da Guaíba e de outros jornalistas que se sentiram injustiçados”, finalizou.

O programa Direto ao Ponto desta quinta-feira pode ser assistido AQUI.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo