Sem categoria

PARTIDOS. PPS abandona o Socialismo, abraça a Social Democracia e aprova troca de nome: Cidadania

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Divulgação), da Equipe do Site

O Partido Popular Socialista (PPS) passará a se chamar Cidadania. A alteração foi aprovada sábado (23), por ampla maioria, em Congresso Extraordinário da legenda realizado em Brasília. A sigla conta hoje com uma bancada de oito deputados federais e três senadores.

No Twitter, a deputada estadual Any Ortiz (PPS) destacou que a mudança visa reconectar a legenda com a população.
 

Em Santa Maria, o presidente municipal do PPS, Arthur Heinz, considera que a mudança na nomenclatura é positiva.

“É uma nova alternativa para dar oportunidade a pessoas que querem fazer parte do processo democrático em Santa Maria. O partido adota um tom mais moderado, caindo para social democracia e amenizando o tom socialista que tinha”, explica Heinz.

Para que seja oficializada, a mudança no nome agora precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. No estatuto do partido, artigo segundo:’OPartido se declara humanista, socialista e ambientalista, conceitos enriquecidos com a experiência dos movimentos operários e populares, resgatando a melhor tradição do pensamento marxista e do humanismo libertário. Por sua essência democrática e laica, o Partido exclui dogmatismos e sectarismos, e se concebe como um organismo aberto à renovação das ideias e dos métodos, em um marco de respeito à pluralidade das concepções’.
    Também no artigo terceiro: ‘Constitui objetivo permanente do PPS a ampliação da democracia e a valorização da cidadania, no processo de construção de uma sociedade socialistaplural, ecologicamente equilibrada e autossustentável, humanista, libertária,multilaterale interétnica.’

  2. Socialismo não deu certo em lugar algum onde foi implementado. Embora alguns saudosistas ainda o tentem redimir com algum mimimi, como por exemplo ‘o socialismo utópico …’, cabe lembrar que a diferença entre o socialismo cientifico marxista e o utópico (conversa mole de ‘a utopia é que nos move’, Gramsci et caterva) é somente de meios, os fins são os mesmos.
    Por outro lado, observando o caso do Brexit noutro dia, um tal David Miliband (filho de um conhecido marxista) levantou a questão da função dos parlamentares. Seria representar os eleitores no sentido de decidir conforme a expectativa dos mesmos? Ou seria fazer o que achasse melhor para os representados, já que estaria ‘melhor informado’? Acrescentou que era contra plebiscitos porque seriam instrumentos de ditadores e populistas. Ou seja, um conceito de democracia seria escolher qual a oligarquia/partido que tocaria o país.
    Elocubrações, em bom português ‘mimimi’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo