Destaque

SAÚDE. Após críticas fortes à gestão de Secretaria, Vereador do PP propõe criar a Fundação Municipal

Vereador Vanderlei Araujo, do PP, esta insatisfeito com os rumos da saúde em Santa Maria e formalizou duas propostas, no Legislativo

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

Há uma semana, o vereador Vanderlei Araujo (PP) surpreendia o Parlamento ao apresentar pesadas críticas à gestão da saúde no município. Na tribuna, ele divulgou um levantamento apontando deficiências na área. Nessa quarta-feira (27), o progressista protocolou duas propostas para o setor.

Araujo protocolou o Projeto Sugestão 19/2019, que institui o Programa Casulo, o qual visa a criação da Casa Gestante, do Centro de Lactação, do Núcleo de Atividades de Apoio Multiprofissional à Gestação, Parto e Puerpério e do Centro de Vigilância às Crianças de Risco Menores de um ano (AQUI). O objetivo geral da Casa Gestante é diminuir a morbimortalidade materna perinatal.

A outra proposta refere-se ao Projeto de Sugestão 20/2019, que cria a Fundação Municipal de Saúde de Santa Maria (FUMSSM), que funcionará como órgão técnico executor da política de saúde do Município (AQUI). A iniciativa transfere para a Fundação os bens, o pessoal e os respectivos cargos lotados na pasta, assim como saldos dos recursos orçamentários destinados à área de saúde, bem como os respectivos encargos.

As propostas surgem seis dias após o vereador, da base do governo Pozzobom, ter feito um duro discurso sobre problemas na retaguarda da saúde. O edil relatou, por exemplo, o fato de que desde janeiro de 2018 Santa Maria dispõe de 300 vagas por mês em consultas de oftalmologia em Faxinal do Soturno. Porém, das 4,2 mil consultas previstas entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019, apenas 1.951 teriam ocorrido, enquanto que as outras 2.249 haviam sido perdidas.

“O motivo: falta de pessoal no setor de agendamento, desde janeiro de 2018. Isso eu já ouvia falar, mas agora com esse relatório não há mais dúvidas”, disse Araujo, que também destacou problemas no setor de transporte de pacientes.

O progressista trabalhou durante oito anos como coordenador no Posto de Saúde Dom Antônio Reis, no Bairro Medianeira, e, no seu julgamento, a pasta enfrenta problemas de gestão. Porém, salientou que as críticas não eram direcionadas ao atual secretário de Saúde, Francisco Harrisson (MDB), que assumiu a função há poucas semanas.

 

Em entrevista ao site, na sexta (22), o parlamentar explicou sua pesquisa foi feita via unidades de saúde, ligando e questionando quais possuem especialistas para atender a população.

“Em média, 40% das consultas oferecidas com especialistas não foram marcadas”, expõe Araujo referindo-se a dados de 2018.

Outro lado

A Prefeitura afirma que a esquipe de agendadores da Secretaria de Saúde é composta por 15 pessoas, sendo três sendo três cargos de confiança, três estagiários e nove servidores.

“O setor está sendo reestruturado por ser prioridade do novo secretário de Saúde, porém, é o mesmo número que vem atendendo a população nos últimos anos”, informa o Executivo.

Em relação ao transporte para Faxinal do Soturno, a Prefeitura alega que não há deficiência, pois foi resolvido um problema de gerenciamento das vagas disponibilizadas ao município pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Conforme a nota, as vagas eram distribuídas em todos os dias da semana, o que gerava um gasto elevado com combustíveis e a sobrecarga do setor de transporte.

“Hoje, temos viagens diárias e até duas vezes ao dia com 26 pessoas por vez a Faxinal do Soturno, além daqueles que vão por meios próprios, para consultas e cirurgias. A Secretaria de Saúde está trabalhando para, em breve, trazer as consultas com oftalmologista para Santa Maria, o que resolveria o custo e o incômodo da viagem a Faxinal”, explica a Prefeitura.

Por fim, o Executivo afirma desconhecer a origem dos dados divulgados pelo vereador em referência a consultas não agendadas.

“Desconhecemos a origem do dado de 40% de não agendamentos, uma vez que a 4ª CRS não nos informa esses números, e temos acesso apenas à disponibilidade de vagas, que corresponde, em média, a 49% do total de vagas disponíveis nos prestadores. Durante o ano de 2018, tivemos inúmeros problemas com o sistema de agendamento do Estado (SISREG), o que foi documentado e informado à 4ª CRS. Sendo este, inclusive, o motivo, pactuado em Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), de ser retirado o agendamento de mamografias, radiografias e tomografias do SISREG, por serem exames com grande número de vagas para Santa Maria. A Secretaria de Saúde está trabalhando para localizar as pessoas que estão aguardando na fila de exames e consultas, e uma das ações a esse respeito é o recadastramento do cartão SUS e campanhas de esclarecimento, que serão lançadas no decorrer do ano”, alega o Executivo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Zé de Abreu se declarou presidente do Brasil. Vanderlei Araújo acaba de se declarar prefeito de Santa Maria. Através de ‘projetos-sugestão’ cria órgãos e altera a estrutura administrativa do executivo.
    Pior, a tal fundação de saúde fazia parte do programa do então candidato Werner Rempel (atualmente no PCdoB) que, como todos sabem, foi derrotado nas urnas.
    Parabéns aos 2518 eleitores que sufragaram o distinto edil, vocês são muito especiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo