PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. A denúncia rejeitada, as regras para homenagens, moção pró-bombeiros, NOVO em 2020

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Os vereadores de Santa Maria decidiram, por unanimidade, rejeitar a denúncia do líder comunitário José Francisco da Silva, o Maranhão, contra o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Por outro lado, como o site já antecipou na madrugada passada (AQUI), foi formada uma comissão especial para apurar a denúncia, composta por João Ricardo Vargas (PSDB), presidente; Valdir Oliveira (PT), vice; e Manoel Badke – Maneco (DEM), relator.

Com justificativa de ausência em razão de atestado médico, Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) e Marion Mortari (PSD) não participaram da sessão.

A denúncia de Maranhão aponta para uma possível falha na fiscalização da Prefeitura no aterro sanitário, em cargas que chegam ao local com focos de lixo oriundos do Município (AQUI).

Contraponto

“Entendo que a decisão dos vereadores foi correta, levando em consideração a forma como eles entenderam a denúncia. Porém, fica claro que eles defendem os seus interesses, assim como seus cargos de confiança e os parentes que possuem trabalhando no Executivo”, afirma Maranhão.

Homenagens

Os vereadores formaram, nessa quinta, uma comissão especial para analisar projeto de resolução legislativa proposto por Valdir Oliveira (PT). O petista solicita que, durante o Expediente Nobre, destinado a homenagens e assuntos relevantes, com duração de até meia hora, tenha dez minutos destinados para o homenageado fazer suas considerações. Hoje, apenas os parlamentares podem usar da fala por longos 30 minutos.

A proposta é uma antiga reivindicação de vários homenageados que já passaram pela Casa, que não possuem espaço para agradecer a honraria. Sem falar no constrangimento, já que o homenageado é obrigado a ficar de boca fechada.

A comissão terá Valdir como presidente, Luciano Guerra (PT) como vice e Admar Pozzobom (PSDB), na condição de relator.

Num mundo perfeito…

O ideal é que Expedientes Nobres, Sessões Solenes e defesa de moções de congratulações não ocorressem junto (ou logo após) às sessões ordinárias, já que volte e meia acaba limitando (ou prorrogando até o tardar da noite) o tempo de debate dos parlamentares. Mas resolver estes pormenores, parece algo distante da atual Legislatura…

Bombeiros militares do 4º Batalhão, que atuaram em Brumadinho-MG, receberam moção de congratulação. Cezar Gehm foi o autor

Bombeiros

Os vereadores também aprovaram nessa quinta o envio de moção de congratulações aos bombeiros militares do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, que atuaram na cidade de Brumadinho-MG. A proposta foi defendida por Cezar Gehm (MDB).

“Uma instituição que tanto nos orgulha, pelo sempre incansável e dedicado trabalho, colocando sempre o outro em primeiro lugar. Um trabalho alicerçado no mais forte princípio humano: a vida”, postou Gehm no Facebook.

Novo 2020

O Novo deverá ter candidato a prefeito de Santa Maria, em 2020. E, possivelmente, com chapa própria. Quem indica a tendência é o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO).

Em um vídeo de divulgação sobre o jantar da sigla que será realizado sábado (25), às 20h, no CPF Piá do Sul, o parlamentar falou sobre o assunto.

“Aí em Santa Maria também vamos fazer a diferença, buscando mais e mais filiados para no ano que vem termos candidatura a prefeito, vice e vereador pelo partido Novo”, afirmou Riesgo.

O deputado estadual Giuseppe Riesgo (NOVO) também estará presente no jantar deste sábado. Para saber mais sobre o evento (que é aberto para não-filiados), clique AQUI.

Ato pró-Bolsonaro

Domingo (26), às 15h, na Praça Saldanha Marinho será realizado um ato de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). As pautas do encontro são um tanto difusas, mas conforme o site apurou junto a páginas de Eventos criadas no Facebook, os bolsonaristas de Santa Maria também irão reivindicar o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Dias Toffoli e Gilmar Mendes, e o apoio à Reforma da Previdência, ao pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro e a Operação Lava-Jato.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo