Câmara de VereadoresPolíticaSanta Maria

CÂMARA. As maiores honrarias do parlamento de SM são entregues. Confira os quatro distinguidos de 2019

O quarteto de homenageados, naquela que é a maior das honrarias entregues pelo parlamento santa-mariense, sempre no mês de maio

Por CLARISSA LOVATTO (texto) e MATEUS AZEVEDO (foto), da Assessoria de Imprensa da Câmara

Em Sessão Solene na noite nesta terça-feira (14), a Câmara de Vereadores fez a entrega dos Títulos de Benemerência – Honra ao Mérito, Cidadão Benemérito e Cidadão Santa-mariense – e a outorga da distinção de Vereador Emérito. Manoel Francisco da Silva, Elaine Resener, 4º Batalhão de Bombeiros Militar – sede Santa Maria (na pessoa do comandante Tenente Coronel Nilton Roberto de Souza Camargo) e Sirlei Rodrigues Dalla Lana foram os agraciados da solenidade. Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: vereadora Cida Brizola, presidente da Câmara de Vereadores; prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; juiz Ulysses Fonseca, diretor do Foro de Santa Maria; Major Fonseca, representando a 3ª Divisão do Exército e Major Rogério, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo.

O Título Cidadão Santa-mariense, conferido a Manoel Francisco da Silva, é destinado a pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à Santa Maria. O vereador André Domingues, em nome do Parlamento, destacou que falar do homenageado é falar em simplicidade, de honra e trabalho.  O vereador registrou que o homenageado, por meio de empresa da família, construiu mais de cinquenta edifícios em Santa Maria, promovendo a geração de emprego e o desenvolvimento social e econômico. “Gratidão pelo que o senhor fez, faz e fará. O senhor é um exemplo a ser seguido pelo patrimônio ético e amor ao próximo”, enalteceu. Manoel Francisco da Silva declarou a satisfação e honra em receber a homenagem do Poder Legislativo. “Sou um homem simples e de natureza humilde”, ressaltou, citando o início da vida profissional como construtor de prédios até a formação do Grupo Silva Zamberlan. “Tenho orgulho em dizer que participei da transformação de Santa Maria de uma cidade pacata para pujante”, declarou.

Elaine Resener recebeu o Título de Cidadã Benemérita, congratulação destinada a quem, por destacada atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao Município. O vereador Manoel Badke ressaltou que Elaine Resener tem excelente trajetória profissional como médica, docente e gestora, tendo exercido o cargo de diretora geral do Hospital Universitário de Santa Maria e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “Nossa agraciada tem um total de 29 comendas recebidas na trajetória. Demonstra compromisso pessoal e profissional. A nós, resta agradecer o legado construído pela homenageada”, enfatizou. Elaine Resener agradeceu a indicação do seu nome para receber a homenagem, declarando a emoção ao receber a notícia da condecoração. Afirmou que a sua trajetória em Santa Maria se baseia em dois pilares, que são a educação e a saúde. Citou as principais conquistas e desafios como gestora do HUSM e do EBSERH para fazer diferença na vida das pessoas que necessitam da instituição. “Esta homenagem de hoje não é para mim, mas o reconhecimento ao Hospital Universitário”, afirmou.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu o Título de honra ao Mérito, distinção conferido a quem tenha praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana. O vereador João Kaus, após fazer menção à origem da profissão de bombeiro, destacou que a coragem e a obstinação em salvar vidas são as principais características dos integrantes da corporação. “A sociedade tem carinho por essa instituição, que é muita querida por todos”, ressaltou, citando a atuação de integrantes dos Bombeiros na tragédia de Brumadinho. O Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Nilton Roberto de Souza Camargo, declarou ser motivo de jubilo receber a homenagem do Parlamento. Afirmou que os Bombeiros têm a obrigação de atender toda e qualquer demanda em que a vida esteja em situação frágil. “Doamos nossa vida pelo bem comum”, ressaltou.

Por fim, o Legislativo concedeu o título de Vereadora Emérita a Sirlei Dalla Lana, vereadora na legislatura de 1997 -2000. Essa distinção é conferida a ex-parlamentares que, no transcorrer de suas legislaturas, tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo e a Santa Maria. A vereadora Pastora Lorena destacou aspectos da vida pessoal e profissional da Vereadora Emérita, que também é advogada. “Doutora Sirlei, a primeira mulher a comandar um clube de futebol no Brasil e foi reconhecida por ter sido cartola vitoriosa. Tomou novos rumos e, na década de 1986, assumiu secretaria municipal”, pontuou. Lembrou que, como vereadora, Sirlei Dalla Lana batalhou e conseguiu mudanças relevantes no Regimento Interno do Legislativo.  Ressaltou, ainda, que desde criança, a homenageada pratica filantropia a fim de auxiliar as pessoas necessitadas.  Sirlei Dalla Lana fez menção especial ao seu filho, vereador Juba, e aos demais familiares e amigos que prestigiaram a solenidade. “Hoje estou tomada de emoções em conflito. Sinto grande emoção e alegria e, ao mesmo tempo, recordo que, há um ano, perdi meu esposo, que foi meu companheiro por mais de 50 anos”, ponderou.

Após o encerramento da Sessão Solene, ocorreu o descerramento do quadro de Sirlei Dalla Lana na Galeria dos Vereadores Eméritos, localizada em frente ao plenarinho.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parabéns aos homenageados, fizeram e continuam fazendo história em Santa Maria com as suas relevantes e bem conhecidas contribuições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo