CÂMARA. As maiores honrarias do parlamento de SM são entregues. Confira os quatro distinguidos de 2019

CÂMARA. As maiores honrarias do parlamento de SM são entregues. Confira os quatro distinguidos de 2019

CÂMARA. As maiores honrarias do parlamento de SM são entregues. Confira os quatro distinguidos de 2019 - câmara

O quarteto de homenageados, naquela que é a maior das honrarias entregues pelo parlamento santa-mariense, sempre no mês de maio

Por CLARISSA LOVATTO (texto) e MATEUS AZEVEDO (foto), da Assessoria de Imprensa da Câmara

Em Sessão Solene na noite nesta terça-feira (14), a Câmara de Vereadores fez a entrega dos Títulos de Benemerência – Honra ao Mérito, Cidadão Benemérito e Cidadão Santa-mariense – e a outorga da distinção de Vereador Emérito. Manoel Francisco da Silva, Elaine Resener, 4º Batalhão de Bombeiros Militar – sede Santa Maria (na pessoa do comandante Tenente Coronel Nilton Roberto de Souza Camargo) e Sirlei Rodrigues Dalla Lana foram os agraciados da solenidade. Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: vereadora Cida Brizola, presidente da Câmara de Vereadores; prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; juiz Ulysses Fonseca, diretor do Foro de Santa Maria; Major Fonseca, representando a 3ª Divisão do Exército e Major Rogério, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo.

O Título Cidadão Santa-mariense, conferido a Manoel Francisco da Silva, é destinado a pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à Santa Maria. O vereador André Domingues, em nome do Parlamento, destacou que falar do homenageado é falar em simplicidade, de honra e trabalho.  O vereador registrou que o homenageado, por meio de empresa da família, construiu mais de cinquenta edifícios em Santa Maria, promovendo a geração de emprego e o desenvolvimento social e econômico. “Gratidão pelo que o senhor fez, faz e fará. O senhor é um exemplo a ser seguido pelo patrimônio ético e amor ao próximo”, enalteceu. Manoel Francisco da Silva declarou a satisfação e honra em receber a homenagem do Poder Legislativo. “Sou um homem simples e de natureza humilde”, ressaltou, citando o início da vida profissional como construtor de prédios até a formação do Grupo Silva Zamberlan. “Tenho orgulho em dizer que participei da transformação de Santa Maria de uma cidade pacata para pujante”, declarou.

Elaine Resener recebeu o Título de Cidadã Benemérita, congratulação destinada a quem, por destacada atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao Município. O vereador Manoel Badke ressaltou que Elaine Resener tem excelente trajetória profissional como médica, docente e gestora, tendo exercido o cargo de diretora geral do Hospital Universitário de Santa Maria e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “Nossa agraciada tem um total de 29 comendas recebidas na trajetória. Demonstra compromisso pessoal e profissional. A nós, resta agradecer o legado construído pela homenageada”, enfatizou. Elaine Resener agradeceu a indicação do seu nome para receber a homenagem, declarando a emoção ao receber a notícia da condecoração. Afirmou que a sua trajetória em Santa Maria se baseia em dois pilares, que são a educação e a saúde. Citou as principais conquistas e desafios como gestora do HUSM e do EBSERH para fazer diferença na vida das pessoas que necessitam da instituição. “Esta homenagem de hoje não é para mim, mas o reconhecimento ao Hospital Universitário”, afirmou.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu o Título de honra ao Mérito, distinção conferido a quem tenha praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana. O vereador João Kaus, após fazer menção à origem da profissão de bombeiro, destacou que a coragem e a obstinação em salvar vidas são as principais características dos integrantes da corporação. “A sociedade tem carinho por essa instituição, que é muita querida por todos”, ressaltou, citando a atuação de integrantes dos Bombeiros na tragédia de Brumadinho. O Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Nilton Roberto de Souza Camargo, declarou ser motivo de jubilo receber a homenagem do Parlamento. Afirmou que os Bombeiros têm a obrigação de atender toda e qualquer demanda em que a vida esteja em situação frágil. “Doamos nossa vida pelo bem comum”, ressaltou.

Por fim, o Legislativo concedeu o título de Vereadora Emérita a Sirlei Dalla Lana, vereadora na legislatura de 1997 -2000. Essa distinção é conferida a ex-parlamentares que, no transcorrer de suas legislaturas, tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo e a Santa Maria. A vereadora Pastora Lorena destacou aspectos da vida pessoal e profissional da Vereadora Emérita, que também é advogada. “Doutora Sirlei, a primeira mulher a comandar um clube de futebol no Brasil e foi reconhecida por ter sido cartola vitoriosa. Tomou novos rumos e, na década de 1986, assumiu secretaria municipal”, pontuou. Lembrou que, como vereadora, Sirlei Dalla Lana batalhou e conseguiu mudanças relevantes no Regimento Interno do Legislativo.  Ressaltou, ainda, que desde criança, a homenageada pratica filantropia a fim de auxiliar as pessoas necessitadas.  Sirlei Dalla Lana fez menção especial ao seu filho, vereador Juba, e aos demais familiares e amigos que prestigiaram a solenidade. “Hoje estou tomada de emoções em conflito. Sinto grande emoção e alegria e, ao mesmo tempo, recordo que, há um ano, perdi meu esposo, que foi meu companheiro por mais de 50 anos”, ponderou.

Após o encerramento da Sessão Solene, ocorreu o descerramento do quadro de Sirlei Dalla Lana na Galeria dos Vereadores Eméritos, localizada em frente ao plenarinho.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. Ligia Soares Skrebsky

    Parabéns aos homenageados, fizeram e continuam fazendo história em Santa Maria com as suas relevantes e bem conhecidas contribuições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *