ARTE. Quatro mostras abertas para a visitação dos santa-marienses. Duas delas estão em espaço público

ARTE. Quatro mostras abertas para a visitação dos santa-marienses. Duas delas estão em espaço público

Por MAURÍCIO ARAUJO (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

ARTE. Quatro mostras abertas para a visitação dos santa-marienses. Duas delas estão em espaço público - prefeitura-arteA Prefeitura de Santa Maria está com uma intensa programação cultural envolvendo os espaços de arte do Município. Algumas exposições começaram na terça-feira (2), outras abertas a partir de quinta-feira (4), mas todas ficarão expostas em seus espaços até o dia 31 de julho. Confira, abaixo, as exposições, os horários e os locais de cada uma.

Exposição “#ZIZI’SFREAKSHOW” – Elzi Mezzomo

#ZIZI’SFREAKSHOW* é o resultado visual de situações que marcaram sobremaneira a artista, em especial, as questões envolvendo o término do casamento de 50 anos.  Tomada de coragem criativa, remexe seus baús de memórias e guardados e, numa grande instalação, arma seu “circo dos horrores pessoais”. O cotidiano e sua materialidade resignificado no conjunto da obra – rolhas, sacos de papel, álbuns de fotografia, entre outros –, mostrando a força das possibilidades visuais e a latência criativa do silêncio quebrado. Estar de “saco cheio” pode ser dolorido e paralisante para muitos, mas não para a inquietante coragem de Zizi.

*Freak (do inglês “aberração”) é palavra utilizada para qualificar algo fora  do comum, anormal ou sobrenatural. Freak Show é a denominação dada aos “shows de aberrações”, os “shows de horrores”.

Quando: 5 a 31 de julho de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Onde: Sala Jeanine Vieiro, no Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1.400, Bairro Nossa Senhora de Fátima)
Curadoria: Luciano Santos

Exposição “Tempo Transverso – 40 anos de Arte” – Yann Ziegler
A exposição de Yann Ziegler nasce do objeto descartado, da pintura e dos suportes variados. Nasce do autor e do espectador, simultaneamente da satisfação em realizar e assistir. O emprego de objetos industrializados nas obras de arte da artista desvia o pensamento do espectador daquilo que é considerado o emprego usual desses materiais industriais, como para um indivíduo comum, tudo o que é visto, ouvido e sentido se apresenta e ele como um impulso de curiosidade e interesse.
A execução espontânea, improvisada, do artista santa-mariense consiste em pregos, pintura, tecidos, janelas de madeira descartadas, entre objetos de materiais diversos.

Quando: 4 a 31 de julho de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 16h
Onde: Sala Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria (Avenida presidente Vargas, 1.400, Bairro Nossa Senhora de Fátima)
Curadoria: Susane Kochhann

Mostra de Arte “Outros Imaginários” – Ceila Bittencourt
A mostra individual de Ceila Bitencourt constitui-se de produções que integram parte de sua pesquisa artística pessoal, realizada desde 2016, a qual investiga a imagem em movimento e sua relação com o espectador.
Tendo o desenho como linguagem primordial, as figuras de Ceila nascem em histórias ficcionais e propõem outros olhares a fim de potencializar a imaginação nos espectadores, agregando ao desenho, as sombras, que também transitam pela proposta artística.
Linearidades e planos, preto e branco, tonalidades cinzas texturam e criam espaços singulares, atmosferas e imaginários próprios, convidando a descobrir possibilidades em um universo projetado pelo sensível.

Quando: 2 a 31 de julho de 2019
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 9h às 12h30min
Onde: Espaço Sesc (Avenida Itaimbé, 66, Bairro Centro)
Curadoria: professora Reinilda Minuzzi
Organização e montagens: Ceila Bittencourt e Cíntia de Lima
Projeto gráfico: Cíntia de Lima

Exposição “Produção Arquitetônica Contemporânea de Santa Maria”
Quando: 2 a 31 de julho de 2019
Horário: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 18h
Onde: Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping (Avenida Fernando Ferrari, 1.483, bairro Nossa Senhora de Lourdes)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *