Destaque

CIDADE. Aeronáutica dá o aval para a Prefeitura reformar e modernizar Aeroporto Municipal de SM

Projeto prevê a ampliação das salas de embarque e desembarque, com espaço para funcionamento de até duas empresas aéreas

Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um novo passo que contribui para o desenvolvimento econômico e social de Santa Maria e região foi dado à Prefeitura pelo Comando da Aeronáutica no começo desta semana. O pedido de autorização formal para reforma e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Civil de Santa Maria foi avaliado, confirmando que o Município poderá realizar as intervenções. A autorização se faz necessária porque a Prefeitura mantém convênio com a União para poder explorar o espaço, que funciona junto à Ala-4.

“Fizemos um empenho grande junto ao Comando da Aeronáutica, que atendeu ao nosso pedido porque é sabedor da necessidade que Santa Maria e região têm para a reforma do nosso Aeroporto. Trata-se de uma demanda que é de grande interesse público e, por isso, vamos em busca de parceiros para viabilizar esta iniciativa”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

O Município já conta com o empenho de R$ 8 milhões da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do governo federal, para a efetivação das obras. Porém, o projeto complementar tem de ser aprovado pela União para, então, a verba ser destinada à Prefeitura. Esse projeto complementar irá contar com os estudos estruturais, elétricos, hidráulicos, PPCIs, entre outros. Uma vez a SAC dando aval, a Prefeitura, então, licitará a obra do Aeroporto Municipal.

“Após uma longa negociação, temos o aceite para a execução da obra. Agora, vamos trabalhar nos projetos complementares para dar celeridade a todo o processo. Estamos felizes e muito otimistas por mais esta etapa vencida na tentativa de desenvolver a força econômica da região”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Portões de embarque, balcões para check-in e cafeterias 

O pré-projeto do Aeroporto, feito pela Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR) e pela Cacism, foi doado à Prefeitura. Nele, está previsto que, ao todo, serão 1,5 mil metros quadrados de área fechada. A sala de embarque passará a ter capacidade para cerca de 170 pessoas, com um espaço comercial para cafeteria. Também haverá vestiários masculinos, femininos e para pessoas com deficiência, além de sanitário familiar. Também estão previstos dois portões de embarque, que poderão ser usados de forma simultânea. Já a sala de desembarque contará com com esteira de restituição de bagagens, além de sanitários.

O saguão central também terá sanitários e espaços comerciais para lojas, para cafeterias e para locadora de veículos. O projeto contempla, ainda, seis balcões para check-in e escritórios que possibilitam o funcionamento de até duas companhias aéreas. Além disso, haverá salas administrativas, de segurança e de monitoramento e controle das aeronaves.

Na parte externa do Aeroporto, serão ampliadas as vagas de estacionamento, com espaço para 32 automóveis e para seis motocicletas, além de vagas reservadas e locais de carga e descarga. Todo o meio-fio da entrada será destinado para táxis e vans, além de um ponto de transporte coletivo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Nesse tema que se vê as prioridades dos governantes.

    Não que não seja interessante a cidade ter aeroporto.

    Mas, pensei, quando a prefeitura se mexeu para investir 8 milhões no transporte público da cidade? 8 milhões daria para arrumar um bom bocado das paradas de ônibus da cidade.

    Outra que mostra as preferencias do governo municipal pelo meio de transporte dos mais abastados: nunca mais foram atrás do projeto do BRT. Morreu de morte matada.

    Ahh, não se enganem que a licitação vai melhor as paradas de ônibus. Até hoje as paradas foram responsabilidade da prefeitura e não do consórcio que opera o sistema. A licitação NÃO vai transferir essa responsabilidade para o novo concessionário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo