Arquivo

Centralismo. Direção do PT de Santa Maria impõe “silêncio obsequioso” aos militantes

O combinado era o seguinte, pode-se presumir: discussão sobre o nome para concorrer à prefeitura de Santa Maria, em 2008, é permitida. Desde que apenas no âmbito interno. Nada de sair por aí, ainda mais pela imprensa, alardeando o que pensa. Só que, é outra presunção, não deveria haver uma “lei” escrita.

 

Por isso, ou outra razão qualquer, o secretário de Comunicação do município, Luciano Ribas, resolveu, segundo ele (e eu não duvido) por conta própria, expor sua opinião pessoal na coluna semanal que ele escreve aqui mesmo, neste site. Foi no dia 25 de março – há quase três semanas, portanto.

 

Em meio à coluna (titulada “Sobre leitores e futuro”), e junto a outros temas, Ribas disse que seu preferido para suceder Valdeci Oliveira é Werner Rempel. Pra quê! Foi um “Deus nos acuda”. Aparentemente, o secretário atropelou o cronograma. É o que se pode deduzir do que aconteceu em seguida, com manifestações as mais diversas e até mesmo a renúncia do presidente municipal da sigla, Raul Vilaverde, ligado ao PT Amplo, corrente de Paulo Pimenta – também ele candidato a candidato à Prefeitura.

 

Se bem que, pelo que pude apurar, as razões para a saída de Vilaverde não se limitam à disputa política, mas têm muito a ver também com “questões administrativas” não identificadas. Em qualquer circunstância, o forrobodó está instalado.

 

E, para culminar, ontem foi baixada, pela Executiva, uma norma (a ser provavelmente referendada pelo Diretório Municipal): ninguém mais pode falar sobre sucessão. Pelo menos publicamente. O Diário de Santa Maria fala em “Lei do Silêncio”. Prefiro chamar de “silêncio obsequioso”. Tanto faz.

 

De qualquer forma, cá entre nós, alguém acredita que isso será suficiente para impedir que o processo de escolha do candidato a suceder Valdeci seja mesmo adiado para, quem sabe, o início de 2008. Duvido. Duvido, meeeesmo. É esperar pra ver.

 

SUGESTÕES DE LEITURAConfira aqui o artigo “Sobre leitores de futuro”, assinado pelo colunista deste site, Luciano Ribas.

E leia aqui a reportagem “Direção do PT local baixa lei do silêncio”, publicada hoje, no Diário de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo