FEICOOP. Seminários, oficinas e palestra marcam a manhã de hoje no superevento da economia solidária

FEICOOP. Seminários, oficinas e palestra marcam a manhã de hoje no superevento da economia solidária

FEICOOP. Seminários, oficinas e palestra marcam a manhã de hoje no superevento da economia solidária - maiquel-feicoop-2

Oficina sobre Questão Racial, realizada na manhã deste sábado, da mesma forma que a palestra (no detalhe) do ex-governador Olívio

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Assessoria de Imprensa do Evento

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) prova, mais uma vez, que é uma feira aprendente e ensinante. A manhã de sábado (13), foi marcada por inúmeros seminários e oficinas. A Feira teve início na quinta (11) e segue até domingo (14), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Entre os temas discutidos nesta manhã estavam hortas comunitárias agroecológicas, conflitos no campo, desafios de comercialização em rede com povos tradicionais, educação popular, entre outros.

Enquanto as oficinas concentraram-se nas salas de aula do Colégio Irmão José Otão, os seminários ocorreram sob os lonões localizados no Parque da Medianeira. Um dos eventos com mais público foi a 5ª Etapa da Escola Cristã de Educação Pública (ECEP), que contou com uma palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).

A explanação do petista teve como tema “Estado, Democracia e Participação Popular”. Ele destacou a história dos movimentos sociais que levaram à criação do Partido dos Trabalhadores e os desafios enfrentados durante seus mandatos como prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul. Olívio também demonstrou estar alinhado aos temas da atualidade, como a iminente privatização de estatais gaúchas e os avanços da China.

“O governo do Estado não vai privatizar a CRM e a Sulgás. O que vai fazer é tirar de nós e vender para empresas públicas chinesas”, aposta Olívio.

Ainda na tarde deste sábado e no domingo serão realizadas diversas atividades de formação na 26ª Feicoop. Além disso, os visitantes também encontram nos pavilhões da Feira milhares de produtos originados da Economia Solidária e Agricultura Familiar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *