PREÇOS. Custo de vida se elevou 1,90% em SM no primeiro semestre. E no mês passado houve deflação

PREÇOS. Custo de vida se elevou 1,90% em SM no primeiro semestre. E no mês passado houve deflação

PREÇOS. Custo de vida se elevou 1,90% em SM no primeiro semestre. E no mês passado houve deflação - ufn-custo-de-vida

Os nove grupos de itens que compõem o Índice do Custo de Vida de Santa Maria e a variação de preços em um, seis e 12 meses

Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana

Nos primeiros 6 meses do ano, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria inflacionou em +1,90%. No mês de junho, a pesquisa de preço realizada pelo Laboratório de Práticas Econômicas, do curso de Ciências Econômicas da UFN, apresentou deflação de -0,13% ante maio +0,59%, abril +0,55 e março +0,51%. Neste mês as variações concentram-se nos grupos alimentação, educação, combustíveis e saúde

Nos primeiros seis meses do ano, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana (UFN), inflacionou em +1,90%.

No mês de junho a pesquisa de preço apresentou deflação de -0,13% ante maio +0,59%, abril +0,55% e março +0,51%. Variações do semestre concentram-se no grupo alimentação, motivados por efeitos sazonais de consumo, grupo educação pelo reajuste das mensalidades escolares acima da inflação do período, aumentos no grupo combustíveis e saúde por interferência das agências reguladoras.

Nos anos últimos doze meses a variação foi de 4,04%.

O grupo Artigos de Residência apresentou variação positiva de preços de +0,66% no mês de junho, com destaque para produtos de aquecimento doméstico e chuveiros elétricos. Por se tratar do início do período de temperaturas baixas, fica claro o aumento da demanda por este tipo de produto, o que acaba por pressionar seus preços para cima…”

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *