INFÂNCIA. Agora, a campanha e o voto popular. 42 candidatos disputarão 15 vagas de conselheiro tutelar

INFÂNCIA. Agora, a campanha e o voto popular. 42 candidatos disputarão 15 vagas de conselheiro tutelar

INFÂNCIA. Agora, a campanha e o voto popular. 42 candidatos disputarão 15 vagas de conselheiro tutelar - conselho-tutelarPor JOÃO PEDRO LAMAS (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, divulgou, nesta terça-feira (20), o resultado definitivo do teste de conhecimento dentro do processo seletivo para Conselheiros Tutelares na cidade.

CLIQUE AQUI E SAIBA QUEM ESTÁ APTO A DISPUTAR A ELEIÇÃO

Foram aprovados aqueles que acertaram 50% das questões da prova ou mais. Dos que fizeram o teste (47), cinco não atingiram o percentual mínimo e foram considerados inaptos durante o resultado preliminar. O prazo de recursos encerrou-se, e o resultado foi mantido, com cinco pessoas reprovadas.

No dia 23, próxima sexta-feira, às 17h30min, na Secretaria (Rua General Neto, 504, no Centro), será feito o sorteio do número do candidato para o processo de eleição.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral da Secretaria de Desenvolvimento Social, Márcia Vendruscolo, a partir de sexta, os candidatos estarão liberados para começar suas campanhas. No dia 6 de outubro, ocorre a eleição.

Os locais e horários de votação ainda serão divulgados. Os 15 mais votados passarão a ocupar as vagas de Conselheiros Tutelares na cidade. Os demais ficam como suplentes.

O processo seletivo

O processo de seleção dos conselheiros começou em abril deste ano, com o registro das candidaturas e a entrega de documentação, e encerra-se em outubro com as eleições.

Confira as etapas

1ª – Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)

2ª – Análise da documentação, homologação e impugnações

3ª – Avaliação de aptidão mental e psicológica

4ª – Curso de formação de Conselheiros Tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)

5ª – Teste seletivo de conhecimento (dia 5 de agosto)

6ª – Campanha (a partir do dia 23 de agosto)

7ª – Eleições (dia 6 de outubro)

8ª – Posse (dia 10 de janeiro de 2020)

Atuação

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito.

Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *