BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital - Conselho-Municipal-Terreiros

Representantes de povos de terreiro de Santa Maria marcaram presença na mobilização contra o prefeito Jorge Pozzobom. Foto Gabriel Leão

Por Maiquel Rosauro

As polêmicas declarações do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em um templo evangélico, no mês passado, seguem perseguindo o tucano. Na sessão do Legislativo de quinta (17), o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Maria, representado pelo babalorixá Sidney Duarte, utilizou a Tribuna Livre para demonstrar indignação e repúdio com a situação.

“O chefe do Executivo Municipal comete diversos equívocos e insulta milhares de santa-marienses que são praticantes destas religiões dentro do município. Mais grave ainda, fomenta através de seu discurso intolerância religiosa, algo que é inaceitável e criminoso em pleno século XXI”, disse Duarte.

Em 15 de setembro, ao comentar o fato de que a Igreja Ministério Engel foi retirada do Bombril no governo de Valdeci Oliveira (PT), Pozzobom insinuou que, caso tivesse um centro de macumba ou de batuque no local, talvez o petista não efetivasse o desalojamento.

Duarte também entregou um documento aos parlamentares com algumas reivindicações do Conselho. A entidade, criada pela Lei Municipal 6021/2015, solicita um espaço para reuniões; autorização para realizar a expedição de alvarás de localização para os templos filiados e oficializar os membros do Conselho.

 

Frentão Trabalhista

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital - PTB-e-Bisogno

PDT e PTB estão cada vez mais alinhados rumo às eleições de 2020. Foto Divulgação

O PTB reuniu sua militância no Plenarinho do Legislativo, na noite de quinta, e quem também bateu ponto no evento foi o pré-candidato a prefeito Marcelo Bisogno (PDT).

Há meses o PTB e o PDT vêm dialogando a criação de uma frente ampla de partidos de oposição para o pleito de 2020. Existe a expectativa de que outras siglas também se juntem ao Frentão Trabalhista.

 

Casa da Criança

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital - CEI-Casa-da-Crianca2

Casa da Criança sofre há anos com alagamentos. Vereadora Deili Silva cobrará providências do Executivo. Foto Divulgação

O gabinete da vereadora Deili Silva (PTB) vistoriou o Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, no bairro Passo D’Areia, e encontrou uma inundação nas dependências da instituição. A equipe constatou que o problema se agravou desde 2017, quando uma empresa particular foi contratada pela Prefeitura para resolver o problema.

“Não podemos concordar que aulas sejam canceladas e o patrimônio público afetado por conta de omissão do poder público. Preliminarmente identificamos que foi utilizado dinheiro público para fazer uma obra que só piorou e, frente a isto, iremos cobrar informações documentadas sobre o fiscal que acompanhou a obra e o que foi feito, pela Prefeitura, ao tomar conhecimento deste problema, afinal, responsabilidades precisam ser assumidas e faremos isto com rigor”, frisa Deili.

 

Ainda em viagem

Os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Jorge Trindade – Jorjão (Rede) e Vanderlei Araujo (PP) estão na reta final da viagem a Brasília. Na quinta (17), eles visitaram os gabinetes dos deputados Ubiratan Sanderson (PSL), Marlon Santos (PDT), Ronaldo Santini (PTB), Jerônimo Goergen (PP), sendo recepcionados por assessores ou chefes de gabinetes. No Congresso, o trio busca emendas para o município.

O retorno para Santa Maria, acredite, ocorrerá apenas no sábado (19).

 

Centro de Inclusão Digital

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital - Centro-de-Inclusão-Digital-pcs

Assinatura do documento ocorreu na manhã de quinta-feira, no Gabinete de Governança. Foto João Alves

A Prefeitura de Santa Maria e a Fundação Bradesco assinaram, na manhã de quinta, Termo de Doação de 20 computadores e 20 monitores para o Centro de Inclusão Digital (CID) da Biblioteca Pública Henrique Bastide. O documento foi firmado entre o prefeito Jorge Pozzobom; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella (MDB); e a diretora da Fundação Bradesco de Rosário do Sul, Eunice Schmidt Schossler.

“É com parcerias fundamentais, como com a Fundação Bradesco, que conseguimos dar retornos importantes à comunidade, como o pleno funcionamento do Centro de Inclusão Digital”, disse Pozzobom.

Na Biblioteca Pública, o Poder Executivo disponibiliza à comunidade os 20 computadores para pesquisa e trabalho. As máquinas têm acesso à rede wi-fi. Para acessar os equipamentos, das 8h30min ao meio-dia, basta apenas levar um documento oficial com foto. No local, um monitor auxilia os visitantes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *