BASTIDORES. Kaus nas nuvens, os novos filiados do PDT, a eleição silenciosa, Luci e o Ministério Público
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
O vereador João Kaus (MDB) está nas nuvens. E ninguém vai conseguir tirar o emedebista dos céus esta semana. Na sexta-feira (1º), Kaus publicou no Facebook um vídeo gravado em frente à Havan, na Avenida Hélvio Basso, onde convida os santa-marienses para a inauguração da loja marcada para sábado (9). Eis que no dia seguinte, o dono da rede varejista, Luciano Hang, postou o vídeo do vereador em suas redes sociais.
O vereador-fã da Havan ficou feliz da vida, tanto que compartilhou a publicação de Hang com a seguinte mensagem: “Amigos, está aí o resultado do nosso abaixo-assinado! A Havan já é uma realidade em nossa cidade! Parabéns para todos nós! Vereador João Kaus: sempre em defesa nos nossos direitos”.
2,2 mil assinaturas
No início do ano, Kaus promoveu um abaixo-assinado a favor da vinda da Havan para Santa Maria. No total, ele recolheu 2,2 mil assinaturas.
À época, Kaus e o vereador Marion Mortari (PSD) protocolaram no Legislativo um pedido de autorização de viagem a fim de levar até Brusque-SC, sede da Havan, as assinaturas recolhidas. Porém, a viagem que seria paga com dinheiro público (AQUI) foi barrada por vereadores do PT, PTB e PSB após este Site apurar que a empreitada custaria mais de R$ 4,8 mil aos cofres públicos (AQUI).
No fim das contas, Kaus e Mortari fizeram a viagem por conta própria (AQUI).
Mais 21 filiados
O PDT realizou encontro, na noite de quinta (29), na casa do pré-candidato a vereador João Pelegrini, na Zona Norte de Santa Maria. Na ocasião, o presidente municipal da sigla, Marcelo Bisogno, informou que o partido recebeu 21 novas filiações.
Luci e o Ministério Público
Após meses em banho-maria, o Ministério Público deu continuidade à tramitação do procedimento que investiga Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) por uma possível incompatibilidade de horários para o exercício acumulado dos cargos de vereadora e professora municipal efetiva. Na sexta-feira (1º), após mais de oito meses sem registros de andamento do caso, a promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad exarou um despacho.
No documento, Giani solicita resposta a um ofício enviado à Câmara de Vereadores, em setembro de 2018, em que eram pedidas informações sobre reuniões de comissões permanentes em que Luci era titular; e também a realização de diligências a fim de verificar se a pedetista comparecia em escolas do Município no horário em que deveria estar em serviço no Parlamento.
A polêmica surgiu em junho do ano passado, quando o Parlamento recebeu uma denúncia que acusava Luci de improbidade administrativa (AQUI). Uma Subcomissão de Ética e Decoro Parlamentar investigou o caso e, por unanimidade, decidiu arquivar o processo (AQUI).
Constrangimento
A Subcomissão de Ética – formada por Manoel Badke – Maneco (DEM), relator; Valdir Oliveira (PT), revisor; e João Kaus (MDB) – jamais esteve à vontade investigando Luci. Tanto é verdade que passou por um constrangimento enorme quando precisou refazer as oitivas, uma vez que os primeiros depoimentos não foram gravados (AQUI).
Convidadas para as duas oitivas, a então secretária municipal de Gestão, Verônica de David Antônio, e a procuradora do Município, Rossana Schuch Boeira, não compareceram em nenhuma das reuniões.
Quem não se comunica…
A maior, mais tradicional e mais importante entidade empresarial do município realizou na sexta-feira (1º) sua primeira eleição com duas chapas à diretoria, em 122 anos de história. E qual o significado deste fato histórico para a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)?
Até as 18h de domingo (3), quando esta página foi finalizada, no site oficial (AQUI) e na fanpage da Cacism (AQUI) não havia sequer uma nota informado sobre a silenciosa eleição vencida por Luiz Fernando Pacheco.
Em virtudes do que foi noticiado no site do Claudemir Pereira no dia 04 de novembro de 2019, com o título: “BASTIDORES. Kaus nas nuvens, os novos filiados do PDT, a eleição silenciosa, Luci e o Ministério Público” e que supostamente a Promotora Giani solicitaria a resposta a um ofício enviado à Câmara de Vereadores, o Vereador Alexandre Pinzon Vargas, então Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria no ano de 2018, vem a público reforçar que todos os requerimentos solicitados no ano de 2018 foram respondidos dentro do prazo solicitado.
Diante disso, esclarecemos que por meio do Ofício nº 3129/2018/CMVSM/GP/JS, de 28 de setembro de 2018, em resposta ao Ofício n. DI.00865.03630/2018, de 13 de setembro de 2018, do Sr Carlos Augusto Cardoso Moraes – Promotor de Justiça, encaminhamos ao Ministério Público todas as informações solicitadas até aquele momento, conforme o protocolo realizado no dia 02 de outubro de 2018.
Sem mais para o momento, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos a esse respeito,
Alexandre Pinzon Vargas