ArteCultura

GIBIS. Saiba mais sobre Homem-Aranha, um dos heróis mais queridos de todos os tempos das “HQs”

Histórias em quadrinhos do Homem-Aranha, super-herói nascido em 1962, e que, segundo um fã, “representa alguém de verdade”

Por RAFAEL CAETANO FINGER (texto e foto) especial para o Site (*)

Conhecido como “o amigo da vizinhança”, o Homem-Aranha é um dos heróis mais queridos de todos os tempos da Marvel. Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, o personagem foi criado pelo Stan Lee e pelo artista Steve Ditko, em 1962.

Ele explica que o super-herói teve a sua primeira aparição na HQ Amazing Fantasy #15, em 1962. “A Amazing Fantasy era um título da Marvel que era para ser cancelado. Na época, o editor havia explicado isso ao Stan Lee e pediu para criar um novo personagem. Foi aí que o Lee quebrou a cabeça e surgiu o Homem-Aranha”, explica o dono da loja de quadrinhos.

Oliveira ainda explica que a história do super-herói sofreu duas alterações com o passar dos anos. “A primeira vez que o Homem-Aranha foi quando foi picado por uma aranha exposta à radiação. O motivo da aranha ser radioativa é por que a radiação era um dos experimentos científicos mais assustadores da história e que mostrava o efeito do medo para as pessoas pelo motivo das guerras envolverem o elemento”, conta Oliveira.

Ainda, ele mostra que, com passar dos tempos, os criadores do herói foram trabalhando com a questão da aranha genética para poder se adequar aos tempos modernos.

Já a segunda alteração foi durante a vida social do personagem. “Peter Park era um jovem que sofria “bullyng” nos seus anos acadêmicos. Todos os nerds sofriam com esses atos violentos pelo motivo de serem pessoas mais estudiosas, ao contrário daquelas que eram mais populares ou mais atletas. Isso trouxe uma conexão muito grande para o público jovem. “A partir da década de 2000, na Fase Ultimate, o personagem deixou de ser aquele cara quebrado que lutava com os vilões e que pagava suas contas para virar um professor”, esclarece o empresário.

Para o estudante Guilherme Gonçalves, que é um grande fã do super-herói da Marvel, explica sua devoção. “Gosto muito do Homem-Aranha por que ele consegue saltar com as teias no meio dos prédios de Nova Iorque. E também gosto muito dos filmes do Homem-Aranha, principalmente, a trilogia com o ator Tobey Maguire. Foi um ótimo Homem-Aranha”, conta o estudante.

A partir disso, o Homem-Aranha é fenômeno no universo dos quadrinhos. Diferente de outros personagens, o herói representa alguém de verdade, um jovem que os fãs podem olhar e se encontrar dentro do personagem.

(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo