Arquivo

Boa notícia. Cresce setor industrial. E PIB no segundo semestre alcançar 5% de aceleração

Tirando a classe média urbana e eventualmente dependente do setor público, sobre a qual já escrevemos aqui à exaustão, e que tem boas razões para reclamar, não dá pra dizer que a economia brasileira vai mal. Muito pelo contrário. Por qualquer índice divulgado, se perceberá uma melhoria nas condições da ‘saúde’ do troco do País.

 

Agora, por exemplo, se desnuda um cenário bastante favorável para o segundo semestre. Tradicionalmente, dizem os especialistas, os números são mais favoráveis na parte final do ano. E, agora, ainda há um item que ajuda a fazer com que o otimismo se instale.

 

Se trata, objetivamente, do desempenho industrial. Que, de um primeiro semestre aquém da expectativa, cresce constantemente nos últimos meses, projetando uma performance pra lá de boa, até dezembro. Há quem afirme, mesmo, que o incremento do chamado setor secundário que, anualizado, chega ao final de junho nas proximidades dos 5% de crescimento. E isso melhora em seguida, fortalecendo a opinião de que esse seja o índice geral do aumento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2007.

 

EM TEMPO: esses indicadores, obviamente, são nacionais. E não comportam realidades iguais para todos. Santa Maria, mesmo, que experimenta uma expressiva elevação na oferta de empregos, e que não é improvável possa experimentar uma reativação significativa de sua economia, com a geração de emprego e renda, terá a colaboração da indústria, sim. Mas bem menos que os setores de prestação de serviço – aí incluídos os investimentos recentes anunciados para a cidade.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Analistas vêem indústria em aceleração”, de Márcia De Chiara e Marcelo Rehder, publicada pel’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo