RETROSPECTIVA 2019. A morte, comoção e o velório da “irmã Loira”, eis a sétima nota mais lida neste ano
Num triste recorde, Santa Maria registrou em dezembro o terceiro assassinato de uma transexual em 2019. A vítima (cujo assassino já foi indiciado e está em prisão preventive) foi Verônica Oliveira, 40 anos, a “irmã Loira”, grande liderança e muito querida pelo movimento LGBTQ+ na cidade.
A comoção foi muito grande e, até em reconhecimento à atuação dela, o velório aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. Essa história, aliás, contada na madrugada de 13 de dezembro, uma sexta-feira, foi a 7ª nota mais acessada deste ano. Acompanhe e releia a seguir:
“MEMÓRIA. Trans Verônica, liderança do movimento LGBTQ+, assassinada, é velada no Legislativo de SM
Por MAIQUEL ROSAURO (com arte sobre fotos de Mateus Azevedo e Reprodução), da Equipe do Site
O velório de Verônica Oliveira, 40 anos, uma das líderes do movimento LGBT+ de Santa Maria, ocorre neste momento na Câmara de Vereadores. A transexual foi morta na madrugada desta quinta-feira (12). O ato fúnebre deverá ocorrer até as 10h desta sexta (13).
Militantes da causa LGBTQ+ e amigos de Verônica acompanharam a sessão plenária na tarde de quinta e pressionaram os vereadores para realização do velório na Casa. A presidente Cida Brizola (PP) convocou uma reunião com todos os parlamentares, uma vez que o Regimento Interno é vago em relação ao assunto. Por fim, todos os edis concordaram com o ato fúnebre na Câmara.
“Este é o terceiro ato contra uma transexual em Santa Maria desde setembro. O velório dela no Legislativo é importante para darmos notoriedade e também para fazer o Poder Público promover políticas públicas”, explica a advogada Marina Callegaro, coordenadora da Força Tarefa em Combate ao Feminicídio…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.