POLÍTICA. Bolsonaro fez (quase) uma “live” semanal no Facebook em 2019. Na TV, só 5 pronunciamentos

POLÍTICA. Bolsonaro fez (quase) uma “live” semanal no Facebook em 2019. Na TV, só 5 pronunciamentos

POLÍTICA. Bolsonaro fez (quase) uma “live” semanal no Facebook em 2019. Na TV, só 5 pronunciamentos - poder360-bolsonaro-lives-foto

Crítico da imprensa, o presidente faz das lives no Facebook o seu principal canal para anunciar e comentar as medidas do governo

Do portal Poder360. Texto de SABRINA FREIRE, com foto de MARCOS CORRÊA (Palácio do Planalto)

O presidente Jair Bolsonaro realizou 50 lives no Facebook em 2019 para anunciar ou justificar medidas do seu governo, além de comentar outros assuntos. Destas, 42 transmissões foram às quintas-feiras e outras 8 em dias e horários aleatórios.

O 1º pronunciamento do chefe do Executivo na rede social foi em 7 de março, quando anunciou que falaria ao vivo todas as quintas-feiras, às 19h (horário de Brasília). A última foi em 26 de dezembro, quando aproveitou para rebater críticas à criação do juiz de garantias, estabelecida em texto do pacote anticrime, sancionado em 24 de dezembro.

Poder360 analisou as transmissões realizadas na página de Bolsonaro desde quando o militar assumiu a Presidência da República.

No total, Bolsonaro falou por 25 horas aos seus seguidores por meio das lives, que tiveram, em média, 30 minutos cada.

O chefe do Executivo falou sozinho em 9 transmissões. Mas, em todas, esteve acompanhado por 1 intérprete de libras. Na maioria das vezes, a interpretação em sinais foi realizada por Elisângela Castelo Branco.

Participaram das transmissões 62 pessoas, entre ministros (19), autoridades (18), congressistas (9), especialistas (3), indígenas (9), além do empresário Luciano Hang, do fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, e do mestre em jiu-jitsu Renzo Gracie.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro apareceu de surpresa em uma live, em 28 de novembro, quando presenteou o presidente com 1 buquê de rosas. “Doze anos de casado e parece que foi ontem”, disse Bolsonaro na ocasião. “Continua a mesma coisa? Cada vez melhor, né? A família não tem preço”, completou.

Poder360 preparou 1 infográfico sobre as principais formas e sinalizações de comunicação que o presidente Jair Bolsonaro faz à população:

POLÍTICA. Bolsonaro fez (quase) uma “live” semanal no Facebook em 2019. Na TV, só 5 pronunciamentos - poder360-bolsonaro-lives-tabelaPARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *