EstadoSaúde

SAÚDE. Rio Grande vira prioridade no combate ao coronavírus e o jeito de chimarrear é tido como risco

Ministro Mandetta cita plano de contingência contra coronavírus no Estado e faz alerta sobre chimarrão, durante entrevista em Brasília

Do site do Correio do Povo, com texto de GUSTAVO CHAGAS (Rádio Guaíba) e foto de Divulgação

Na coletiva em que foi CONFIRMADO o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde apontou quais políticas vão ser adotadas no Sul do país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Rio Grande do Sul terá seus laboratórios estruturados para diagnóstico e realização de exames para presença do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19. O inverno rigoroso e o histórico de doenças respiratórias, como o surto de H1N1 em 2009, foram os motivos apontados pelo chefe da pasta ao dedicar maior cuidado ao Estado.

Mandetta ainda citou a existência de um plano de contingência contra o vírus em território gaúcho. “A gente deve já estruturar o laboratório do Rio Grande do Sul para que ele possa processar esses exames lá na região Sul”, observou. “A gente vai ter a inauguração do novo Hospital de Clínicas, que tem um número muito grande de leitos de CTI. Parte está toda construída”, apontou o ministro. “Se tiver necessidade, os ativaremos; se não tiver, inauguraremos progressivamente”, completou.

Chimarrão

O hábito de compartilhar o chimarrão foi apontado pelo ministro da Saúde como fator de risco na difusão de doenças respiratórias, como o coronavírus. “Num momento de transmissão de vírus salivar, não é vírus aerossol, (o chimarrão) é um instrumento de compartilhamento e passagem de substâncias orais entre si”, alertou.

Ainda sobre as medidas a serem adotadas para barrar o avanço do coronavírus, o ministro da Saúde ressaltou que o fechamento de fronteiras não é eficaz para evitar o contágio. O melhor controle, segundo Mandetta, é a agilidade no diagnóstico e nos cuidados aos possíveis pacientes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo