Arquivo

Não custa lembrar.Reformas tributária e política no Congresso. Mas não tenha esperança

Confira a seguir trecho de nota que publiquei na madrugada de 23 de fevereiro de 2008, um sábado:

“Sim, mas… e daí?! Reforma tributária, enfim, terá uma proposta para análise do Congresso

Dê uma olhada, uma boooa olhada, no texto publicado no sitio de Etevaldo Dias, assinado pelo analista econômico Carlos Lopes. O tema é a proposta de reforma tributária em vias de chegar à apreciação de deputados e senadores. Lá no final, um pequeno comentário meu.

 

“Da simplificação dos impostos ao desenvolvimento regional

Os objetivos da reforma tributária que o governo prepara para mandar ao Congresso podem ser divididos em quatro grandes módulos: simplificação dos tributos para o contribuinte, fim da guerra fiscal, desoneração das exportações e dos bens de capital, além de um desenvolvimento regional mais equilibrado.

Caso a nova iniciativa do governo obtenha sucesso, o Ministério da Fazenda considera que o país saia de seis tributos indiretos para dois. O IPI teria sido excluído do IVA federal, segundo o órgão, para ser utilizado tão somente como instrumento de política industrial..”

 

Para reler a íntegra da nota, acesse aqui.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, a reforma tributária já passou pelo que tinha que passar, na Câmara dos Deputados. E até um relatório feito por comissão especial já foi produzido. Sim, e daí? Daí que não será votada. Assim como são escassas as chances de outra reforma, a política, passar pelo Congresso. Mesmo que projetos tenham sido enviados para lá, pelo governo federal. Por quê? Ora, porque ninguém (lá) quer. Simples assim.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo