CidadaniaPrefeituraSaúde

CORONAVÍRUS. Prefeitura prepara o CDM para receber moradores em situação de rua já nesta terça

Ao menos dois ginásios do Centro Desportivo Municipal foram preparados para receber as pessoas em situação de rua de Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de atender a população de rua, a Prefeitura de Santa Maria começa a montar, a partir desta segunda-feira (23), uma estrutura de acolhimento no Centro Desportivo Municipal (CDM). O objetivo do Poder Executivo é que, já nesta terça-feira (24), as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas para os ginásios do complexo esportivo. Nesta segunda, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer começou a recolher donativos. As medidas são preventivas e de combate ao COVID-19.

Neste primeiro momento, dois pavilhões serão estruturados no CDM. Um deles, conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social, fará o acolhimento às pessoas, cadastrando-as. Posteriormente, as pessoas serão encaminhadas, cada uma com um kit de higiene, para o banho e a higiene pessoal. Ainda, serão servidas refeições fornecidas pelo Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter e feitas avaliações de Saúde.

No segundo ginásio, a Prefeitura colocará gradis, destinando um espaço individual e separando as pessoas conforme as recomendações. Os dormitórios, com colchões e roupas de cama, já estarão higienizados. A Prefeitura acredita que cerca de 50 pessoas devem ser acolhidas no espaço.

“Precisamos, enquanto Poder Público, pensar em todos os cidadãos. As pessoas em situação de rua estão vulneráveis. Por isso, montamos um espaço para elas, em que são tomados todos os cuidados preventivos ao coronavírus”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

As abordagens aos moradores de rua serão feitas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e também pelos órgãos da Segurança Pública que estão nas ruas solicitando para que as pessoas fiquem em casa. Os servidores e os agentes irão orientar os moradores de rua para que procurem o serviço no CDM.

ARRECADAÇÕES DE DONATIVOS

Desde a manhã desta segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está percorrendo as ruas da cidade para recolher donativos. Segundo o superintendente de Esportes, Givago Ribeiro, muitas pessoas estão acionando a Prefeitura para que recolha materiais de higiene, colchões, roupa de cama, entre outros objetos e produtos, para que seja montada a estrutura aos moradores de rua.

A proprietária de uma academia de ginástica na Avenida Rio Branco não pensou duas vezes em acionar o Poder Público para doar kits de higiene. Suelen Hoffman de Moraes e os alunos já haviam reunido esses produtos para outra iniciativa. Mas, sabendo da necessidade de ajudar quem mais precisa neste momento, ela acionou o número (55) 98422-8047. Nesse contato, a pessoa passa o endereço, e um veículo do Município recolhe o donativo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo