ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “E que tal 23 vereadores em Santa Maria daqui a três anos?”

Censo deste ano pode apontar para mais nove cadeiras no plenário

As chances são muito boas (há quem considere inclusive favas contadas) de Santa Maria, em 2012, contar com mais de 200 mil eleitores. É, dá para conceder, bastante possível que isso ocorra, mesmo. Nesse caso, uma conseqüência política fundamental se dá: a boca do monte passa ser mais uma das comunas brasileiras em que, não havendo maioria de votos para um candidato em primeiro turno, a eleição para prefeito se dará no segundo turno, entre os dois mais votados.

Mas há uma outra questão que ainda não é colocada, no entanto também pode levar a significativa alteração no processo eleitoral. Segundo dados atualizados do IBGE, a população estimada de Santa Maria, em 2009, é de exatos 268.969 habitantes. È improvável, mas não impossível (inclusive porque há um censo demográfico sendo realizado neste 2010) que dentro de três anos a cidade conte com 300 mil habitantes.

E daí? Daí que, conforme a legislação em vigor, os municípios entre 300 mil e 450 mil habitantes terão um Poder Legislativo com 23 vereadores. Ou, trazendo a informação para a comuna, 60% mais vagas que as atuais 14.

É evidente que se está, aqui, apenas fazendo um exercício. Possível, é bom realçar. E, seguindo nessa linha, se pode afirmar, também, numa única palavra, que teremos, na disputa por essas cadeiras no parlamento, uma verdadeira carnificina – com pelo menos 300 concorrentes. Afinal de contas, não é descurável a possibilidade de mil votos, dependendo do partido, o candidato lograr (sem trocadilho) um cargo de edil. Quem viver, verá! Ou não.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. MAS TU TA LOCO CHE!
    se 14 já são um desastre imagina 23, aí sim não dá!
    MAIS CCS MORDENDO!
    NÃO DÁ!
    Mas como o nosso país tem coisas esquisitas e corruptas tudo pode se esperar!

    É ESSES VAI SER CURTO! RÁ!

  2. Se fosse 23 hoje será que esta legislatura seria melhor? Quem seriam os 23?
    Do lado da coligação com o PT entraria Loreni,Galvão ,Beto Dalmo e Anita e do PMDB,PP…?

  3. Pô Alarico dar nome não vale, segundo dizem sobra muito pouco com qualidade total, conheço alguns. Eh, Eles foram escolhido pelo povo da Boca do Monte. Conheço alguem que se elegeu pagando carreteiro nos bairros da cidade. Imagina se não fossemos a famosa Cidade Cultura.

  4. Como diz um amigo, as sessões da Câmara são como tosa de porco: muito grito e pouca lã. No quesito baixaria, o Tubias e o Cláudio Losna sempre foram nota 10.

  5. PÔ Éverton, também não vamos exagerar né,…afinal “perdermos prá Argentina” é dose né? Imagina termos que aguentar as inonias do Maradona com aquela cara “feia”, rsrs. O melhor é perdermos pros “Ermanos” do Uruguai, Paraguai ou do Chile, rsrs. Abraço! @Éverton Severo Maciel

  6. Bueno total eh a vida, como disse o poeta. Com certeza nos merecemos, risos. Com todo respeito aos nobres vereadores, nossa Câmara Municipal está sofrível, com raras e honrosas exceções. Dizem que a voz do Povo é a voz de Deus. Acredito que 14 está de bom tamanho. Agora a Inês é morta!

  7. Ô Claudemir, qual é a tua? Maus presságios num sábado de outono? Sinceramente espero não termos de sustentar mais nove projetos pessoais de vida e oportunismo, com seus mil penduricalhos(assessores). E já que estamos em tempo de Copa do Mundo, prefiro perder prá Argentina. Um abraço.

  8. Nããããããoooooo! Vou fazer toda minha família se mudar para Itaara que é pertinho…E fazer campanha para que outros o façam. Hahahahah.

    Brincadeiras a parte, acho que o orçamento público já está sobrecaregado demais com edis que pouco fazem e muito falam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo