CulturaSanta Maria

CULTURA. Conselho Municipal lança marca identitária

Por CARINA BOHNERT, do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria

Entendendo a importância de ser identificado em suas ações e entre os públicos aos quais se relaciona em nível local, estadual e federal, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Santa Maria tem a partir de agora a sua identidade visual. A nova marca será utilizada como assinatura dos documentos e divulgações do Conselho, dando institucionalidade às suas comunicações.

A decisão pela criação de uma marca capaz de identificar o CMPC veio a partir de reunião realizada em março deste ano, com a presença de conselheiros de segmentos da cultura e diversos setores da administração municipal que compõem o Conselho.

O projeto foi desenvolvido por Giovana Casati, estudante de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação de Ricardo da Silva Mayer e Jéssica Dalcin, conselheiros que representam o segmento Design, com o apoio do professor Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio.

Anterior ao processo de criação da marca, uma pesquisa foi realizada com os conselheiros dos diversos segmentos que compõem o CMPC, os quais elencaram as principais questões que representam os propósitos do Conselho e que serviram como núcleo conceitual para a produção. A partir disso, duas opções foram criadas e por meio de votação os conselheiros fizeram a escolha daquela que irá representar CMPC pelos próximos anos.

Em sua composição, a marca é constituída por formas geométricas que se movem e se expandem a partir de um centro em comum. As cores expressam diversidade e também a interação entre os segmentos e a soma de esforços a favor da cultura santa-mariense.

A implantação da marca ocorrerá de forma gradual. Sua primeira aplicação em ações do CMPC está prevista para os próximos dias, com a retomada do Censo da Cultura.

O Conselho Municipal de Política Cultural é composto por representantes de 20 segmentos da cultura e diversos setores da administração municipal. O CMPC é uma evolução significativa do Conselho Municipal de Cultura que existia anteriormente, integrando a partir da sua implantação o Sistema Municipal de Cultura, instituído por lei.

Mais informações sobre este assunto, bem como outros que envolvem o Conselho Municipal de Políticas Culturais, podem ser conferidas com o presidente, Luciano Ribas, pelo telefone (55) 99188-2442.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Rose (ou quem quer que seja que use esse pseudônimo), creio que tu desconheça o que é o Conselho, quais são seus atributos, como ele articula 20 segmentos da cultura e o que representa o controle social sobre a gestão pública. Assim como acho que tu não tem a exata compreensão da função de uma identidade visual. Prefiro pensar que seja isso e não algum tipo de má intenção.

    Sugiro, como remédio, a leitura da lei 6123/2017, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura. E uma rápida pesquisa no Google com a frase “funções de uma identidade visual”.

  2. Só politicagem…nada mais….marca…diferenciação….novamente censo…tudo politica antiga sem efeito nenhum naqueles que mais precisam da cultura junto ao seu desenvolvimento como ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo