ArteCulturaPrefeitura

CULTURA. Prefeitura vai lançar nesta quinta, projeto ‘Viva MASM’, com mostras virtuais e outras atividades

Várias ações durante junho, como mostras virtuais de artistas e visitas guiadas. Ah, e o Museu terá dias presenciais, entre quinta e sábado

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto), GIBRAN CARRAZONI (arte) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

“Reinvenção” é uma das palavras-chave neste período de pandemia de coronavírus, e a Prefeitura de Santa Maria tem mostrado que sabe se reformular para manter seus equipamentos culturais em pleno funcionamento e abertos ao público. Inspirada no que vem ocorrendo mundo afora, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lançará, nesta quinta-feira (4), o Viva Masm. Com exposições virtuais de obras de arte, mercado com produções de artistas locais, visitas guiadas online, entre outras iniciativas, o Museu de Arte de Santa Maria (Masm) se manterá ativo para, de uma forma diferente, receber os cidadãos.

“Em tempos de distanciamento social, o Viva Masm vem oferecer uma possibilidade de os apreciadores desfrutarem e consumirem arte, seja presencialmente, respeitando as orientações de segurança – no caso o Mercado –, ou virtualmente, por meio das exposições online”, explicou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

Confira, abaixo, algumas das ações do Viva Masm. Ao longo do mês de junho, a Prefeitura de Santa Maria divulgará outras iniciativas que integrarão a programação do evento.

MERCADO DE ARTE DO MASM

De quinta a sábado, durante todo o mês de junho, o museu estará aberto para receber o público no Mercado de Arte do Masm. No espaço, dezenas de obras de arte estarão à disposição da população para serem comercializadas. Obras e peças de arte de artistas da cidade, como telas, quadros, esculturas, materiais em tecido, materiais em madeira, gravuras, desenhos, cerâmica, entre outros, serão vendidas a preços diferenciados. A ação é coordenada pela Associação do Masm e pela diretoria do museu.

“Santa Maria tem grandes artistas e um grande museu, que, mesmo neste momento, precisam ser valorizados. Então, criamos uma abertura virtual para garantir que o Masm se mantenha ativo e para que os artistas possam expor os seus trabalhos”, destacou a diretora do Museu de Arte de Santa Maria, Marília Chartune.

Os produtos serão comercializados pela Associação do Masm, e, nesta primeira edição, o Mercado conta com os seguintes artistas: Marise Gehm, Gustavo Freitas, Christina Rios Leme, Renata – Retina, Luciano Santos, Vani Foletto, Helena Macedo, Lygia Marques, Marcia Vendrusculo, Dilson Cechin, Simone Rosa, Rogério Lima, Kalú Flores, Susane Kocchann, Yann Ziegler, Ziza Mezzomo, Elenice Porcela, Lutiere Dalla Valle, Lusa Aquistapasse, Paulo Christo, Luis Fleck, Ana Maria Assis Brasil, Roger Pereyron, Liane Marques e Angelina Moraes.

O Mercado de Arte vai abrir às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h. No sábado, o horário é das 9h às 13h. Reforça-se que todas as medidas de higiene e distanciamento, bem como o uso de máscaras de proteção, serão respeitadas.

EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE

A partir de segunda-feira (8), a população poderá apreciar, e também comprar, obras de artistas da cidade. Na sala principal do Masm, será organizada uma exposição coletiva, em que as obras serão fotografadas e exibidas nas redes sociais do Museu de Arte de Santa Maria e da Prefeitura

Até o momento, 34 obras, de 13 artistas da cidade, já estão confirmadas na exposição. Participam desta iniciativa: Lutiere Dalla Valle, Roger Pereyron, Marilene Nunes, Anamaria Bragança Moraes De Assis Brasil, Helena Ceretta Dalla Fávera, Roberto Gerhardt, Emerson Massoli, Simone Rosa, Lygia Marques, Umilda Fernandes, Polin Moreira, Neiva Comarú e Alphonsus Benetti.

VISITA GUIADA

O Museu de Arte de Santa Maria conta com mais de 600 obras em seu acervo. Para valorizar os artistas, serão organizadas exposições virtuais com uma visita guiada, em que serão apresentadas as obras e seus atores. A visita será lançada nas redes sociais ao longo do mês de junho.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

No mês de junho, durante o Viva Masm, a Prefeitura de Santa Maria lançará o XLII Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, que é instituído pela Lei 1974/78. A finalidade do já tradicional concurso é de incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo