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NA REDE. Influenciadores digitais e redes sociais: assuntos pautados, as dicas e muito conhecimento

Por VALÉRIA AUZANI (com fotos de Reprodução e Arquivo Pessoal), Especial para o Site (*)

Já ouviu falar em influência digital? A grande maioria sabe do que se trata. Influenciador digital é um produtor de conteúdo que utiliza principalmente blogs e redes sociais para influenciar comportamentos. Eles compartilham conhecimentos sobre diversas áreas – alguma delas: cultura, saúde, vida fitness, moda…  -, dão várias dicas e também envolvem o público.

Cada categoria possui diversas outras subcategorias que os influenciadores especializam-se e produzem conteúdo. Mas o maior objetivo, ainda, é ser autoridade em um assunto e informar pessoas. Em uma pesquisa feita pela MindMiners, com 1.000 brasileiros, no aplicativo MeSeems, 82% dos que responderam conhecem o termo Influenciador Digital.

Felipe Machado: “não existe uma fórmula pronta e você vai aprendendo no meio do caminho, só não pode desistir na primeira tentativa”

Felipe Machado, conhecido também como Albino, é influenciador digital de Santa Maria/RS e também publicitário. Ele trabalha com os nichos de marketing digital e produção de conteúdo relacionado a moda e marketing em seu Instagram (https://www.instagram.com/albinofashion/). “Unir essas paixões com a produção de conteúdo é algo que me inspira, é trabalhar com o novo o tempo todo” conta.

Um ponto fundamental a destacar é que a influência digital, além de ser uma boa opção para as empresas divulgarem seus negócios, também é oportunidade nova para as pessoas que desejam começar algo novo. “O bacana de eu trabalhar como Influenciador Digital e também trabalhar com marketing digital e assessoria de marketing de influência, é que estou nas duas pontas, na do contratado e na do contratante. Santa Maria tem uma galera muito bacana produzindo conteúdo de qualidade, mas acredito que ainda são poucos que têm isso como profissão, no caso, que geram renda através do seu trabalho com a produção de conteúdo.”

Ele explica que já trabalha há 5 anos como influenciador e que já viu muito crescimento: “percebo uma evolução enorme no mercado de Santa Maria; hoje as marcas entendem muito mais a importância de trabalhar com influenciadores digitais e buscam por eles de forma mais ativa.”

Além do mais, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador na internet, mas o ponto principal disso é o estudo. “Estude sobre, seja profissional e organizado(a). Você precisa entender um pouco de tudo. Precisa produzir um conteúdo relevante, entender sobre estratégia de redes sociais e até mesmo marketing digital para que seus posts cheguem a mais pessoas e elabore ações que se conectam com seu público, precisa ser responsável naquilo que faz.”

Outra dica do influenciador é definir o nicho e especializar-se nele. “É primordial que você faça um estudo sobre aquilo que quer abordar, sobre qual será o seu nicho, sobre a rede social ou plataforma que irá usar, busque referências de outros influenciadores que admira, converse com pessoas da área, monte um planejamento do que quer abordar; dessa forma ficará muito mais fácil de colocar em prática.”

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

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