Câmara de VereadoresPolíticaReligião

CÂMARA. Alexandre Vargas protocola o projeto que torna as igrejas atividades essenciais em Santa Maria

Alexandre Vargas defende que igrejas e templos são essenciais porque prestam serviço de apoio espiritual a pessoas aflitas ou doentes

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Allysson Marafiga/AICV), da Equipe do Site

O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) protocolou um projeto de lei que visa proibir o fechamento de igrejas durante períodos de calamidade pública. A proposta, entretanto, abre a possibilidade para que ocorra limitação do número de pessoas nos templos.

O projeto tem apenas três artigos, sendo que a primeira sentença resume de forma clara seu objetivo:

“Esta Lei estabelece que as igrejas, os templos religiosos de qualquer culto, e as Comunidades Missionárias sejam reconhecidas, nos termos da legislação vigente, como atividades essenciais, para efeitos de políticas públicas, em especial nos períodos de calamidade pública no Município de Santa Maria, sendo vedada a determinação de fechamento total de tais locais”.

Na Justificativa da proposta, Vargas relata que as igrejas possuem um importante papel no atendimento a pessoas com depressão.

“Na maioria dos casos, as pessoas que chegam até a igreja pedindo socorro possuem depressão, uma doença que acomete até 18,4% da população mundial; e estes números estão em crescimento. Pessoas deprimidas possuem maior risco de cometer suicídio. Geralmente, quando a pessoa tem pensamentos suicidas, a última saída que ela busca é a igreja”, justifica o parlamentar.

O projeto ainda determina que poderá ser realizada a limitação da quantidade de pessoas presentes, de acordo com a gravidade da situação, desde que devidamente fundamentada por autoridade competente e que deverá ser mantida a possibilidade de atendimento presencial.

Para que se torne lei, a proposta de Vargas precisa ser aprovada em Plenário e sancionada pelo prefeito. Confira o texto na íntegra (AQUI).

Pressão deu certo

Em março, no início da pandemia de covid-19 na cidade, um decreto da Prefeitura chegou a suspender missas, cultos e reuniões de qualquer natureza que impliquem em aglomeração de pessoas. Porém, os pastores evangélicos pressionaram o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) (AQUI) e conseguiram reverter, em partes, a situação. Um novo decreto permitiu que os templos seguissem abertos para visitação, mas desde que sem aglomerações (AQUI).

Hoje, o Decreto Municipal 71/2020 permite celebrar missas e cultos, em Santa Maria, mas a ocupação não deve ser superior a 30% do limite autorizado pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) de cada templo. Além disso, o distanciamento mínimo entre as pessoas deve ser de dois metros.

Academias

Na semana passada, os vereadores João Ricardo Vargas (PP) e Francisco Harrisson (MDB) protocolaram proposta semelhante. A iniciativa tornar essencial os estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais.

Caso se torne lei, a iniciativa permitirá que academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais, entre outras modalidades, sigam abertas durante períodos de calamidade pública. Leia a íntegra do projeto (AQUI).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Ao Vereador Alexandre Vargas fica o meu reconhecimento ao seu trabalho, vejo sua luta em prol das necessidades importantes para o município de Santa Maria espero que a população santamariense reconheça o seu trabalho… muitos falam em renovação mas nem sempre com renovação se ganha mas manter o que realmente é produtivo como o amigo pois é de parlamentares como o vereador Alexandra que precisamos….vc me representa e minha flia..
    Que DEUS o abençoe e que receba o reconhecimento de todos.

  2. Eu quero dizer que a igreja é muito essencial, pois por 3 vezes fui desenganado pela medicina e então entrei na igreja e fui curado. E hoje tenho paz na minha vida, sem igreja estaria morto. A igreja é essencial sim

  3. Igreja é essencial sim , todos precisam de apoio espiritual ,uma palavra de conforto , a casa de Deus tem que estar aberta .

    1. Há poucos metros da casa da minha filha se suícidou um Senhor que estava em tratamento prolongado da depressão.
      Ele se suícidou quando começou a Pandemía. Simplesmente se desesperou e se suicidou.
      Triste ne, muito triste …
      Mas ainda tem gente que acha que as igrejas não são essenciais.
      Morava em Portugal quando eu tive depressão e nada nem ninguem pode me ajudar…
      Na Igreja Universal encontrei alívio e o fim dela quando eu já tinha tentado contra a minha vida.
      Não se preocupem em fechar igrejas, que são das únicas que estão respeitando todas a regras de distanciamento,
      se preocupem com os bares abarotados de gente aqui em Santa Maria sem uso de mascara e distanciamento que não fecham, sempre estão abertos e não sofrem nenhum tipo de ficalização.

    2. Grande parte dos comentários favoráveis foram feitos por CC’s do referido vereador ou por membros da evangelização.

      Quiçá a abertura das portas dos templos sugiro a criação do ministério de Língua portuguesa, gramática e interpretação de texto.

      É muita adoração e infinitos erros de português.

  4. A igreja é essencial para a sociedade sim.
    Na igreja encontramos pessoas que viviam no crime, nas drogas, mas atraves da igreja tiveram transformaçao de vida e hoje nao praticam mais tais atos , la tambem todos os dias chegam pessoas desesperadas a ponto de tirar a propia vida pois tem pessoas que em situaçao dificil como a que estamos vivendo nao sabem lidar e acabam achando que a unica soluçao é o suicidio e entao atraves da igreja alem de ganharem ajuda fisica descobrem a fe que as fortalecem para viver . Nao faz nem sentido boicotar algo que esta somando para toda a sociedade e ainda por cima sem ajuda governamental não é mesmo? Por favor senhores governantes sejamos inteligentes .

  5. As igrejas são essenciais sim pois muitas pessoas se encontram em nessecidades, em estado de depressão suicídio assim como um dia eu cheguei doente nós vícios foi lá aonde encontrei ajuda assim como sei que muitas pessoas estão precisando neste momento tão difícil fora as ações sociais que arrudam muintas famílias necessitadas. #igrejassaoecessenciassim

  6. Sou a favor do projeto do vereador. Só quem professa a sua fé sabe da importância de estar em uma reunião de cunho espiritual. Nas horas difíceis como estamos vivendo agora, se faz necessário termos onde buscar refúgio e aconselhamento. Os templos de qualquer culto são sim, extremamente essenciais à população e, cabe lembrar, o Estado é laico, mas a população brasileira é, em sua grande maioria cristã, ou religiosa, como queiram. Se o conforto espiritual não tivesse tanta relevância, os países em guerra não se preocupariam em levar capelães para os campos de batalha. Espero que os senhores vereadores tenham discernimento para aprovar este projeto. Os serviços religiosos são essenciais sempre, não apenas em tempos de pandemia.

  7. A igreja é essencial com certeza, porque tentei três vezes tirar a própria vida, tinha um vazio dentro de mim grande, muita tristeza ao ponto de querer a minha morte, meu casamento indo para separação, meu filhos doentes. Mas depois de entrar pela “porta aberta da igreja” e receber uma oração e orientação de Fé, Deus mudou tudo em mim. Hoje sou feliz, tenho saúde, paz o casamento restaurado e os filhos curados e a família abençoada, então eu confirmo e reafirmo as igrejas devem ser essenciais sim.
    #IgrejaÉEssencialSim

  8. Preocupação zero! Não ao oportunismo e demagogia.
    Se a pessoa tem depressão além de auxílio espiritual precisa principalmente de ajuda profissional especializada.
    Agora o mundo inteiro numa corrente para se proteger do coronavírus.
    Será que ele consultou os líderes religiosos de outros credos além da universal do bondoso e milionário Edir Macedo?!
    Daqui a pouco tá tudo aberto, porque se cada vereador achar que seu reduto eleitoral é essencial. Aí já se viu….

  9. A igreja é essencial sim !
    Porque tem muitas pessoas sofrendo desesperadas tirando suas próprias vidas e ninguém pode fazer nada a não ser as igrejas que as acolhem com uma palavra que as confortem. Eu quando cheguei a igreja cheguei desesperada com a minha vida destruída ou era cadeia ou semiterio tinha muito ódio e raiva dentro de mim tinha vontade de matar as pessoas que atravessavam meus caminhos, sofria com depressão dores de cabeça constante vícios de cigarro
    Aí graças a Deus um dia encontrei as portas da igreja aberta a onde fui liberta de todos esses males porisso é é essencial sim que as igrejas fiquem abertas

  10. com certeza as igrejas são essenciais numa pandemia mais que nunca precisam estar abertas ,pois é quando as pessoas mais se desesperam e comentem suicídio e outras coisas piores contra o próximo . Só aí força que precisamos vem de Deus .

  11. Igreja essencial sim porque porque a igreja faz atendime to há pessoas que chegam desesperadas próximas do suicídio pessoas enfermas pessoas vivendo inferno na vida sentimental que chegam pedindo socorro e orientação. Porque que a igreja é essencial porque que ela tem que ficar aberta porque as pessoas chegam desesperada se a porta da igreja não estivesse aberta eu não estaria vivo para contar meu testemunho porque Deus mudou em todas as áreas da minha vida por que coisa mais gloriosa que isso eu tava morto e não tava vivo para contar o que aconteceu. Hoje posso falar dos meus filhos formados

  12. A igreja aberta e essencial sim as pessoas precisam muitas vezes de uma palavra amiga de uma ajuda as pessoas chegam desesperada no meio dessa pandemia e as igrejas ajudam quem mais precisa com doação as vezes uma palavra #igrejaAbertaSim
    As igrejas tem que permanecer abertas.

  13. As igrejas são essenciais sim, porque dão todo o suporte tanto espiritual como social para pessoas que ali chegam diariamente com depressão, desejo de suicídio, viciados e com desejo até de matar. E o principal sem custo nenhum. E quando recebem uma oração, uma palavra de Fé, elas saem felizes e principalmente com desejo de “VIVER”

  14. A igreja é sim essencial. Se não fosse as portas dela aberta. Eu teria dois caminhos a sepultura ou cadeia. Sim porque eu sei quem eu era. O que tinha dentro de mim. Cheia de ódio ao ponto de querer a minha morte. E desejar a morte de pessoas da familia. O meu casamento era destruido. E eu tinha uma doença que os medicos nao achavam a causa. E quando acharam uma suposta doença, disseram que nao tinha cura. Mas hoje, depois de conhecer a fé, Deus mudou tudo em mim. Sou feliz, tenho saúde, tenho uma familia abençoada. O casamento foi restaurado. E as pessoas que eu queria a morte, hoje vivemos felizes. Graças ao trabalho da igreja através do Espírito Santo.

  15. A igreja é essencial sim , nós cremos em um Deus vivo que pode nos curar e livrar de Tudo então como vamos fechar um lugar que temos o privilégio de falar com Deus , como vamos deixar de buscar o Único criador do Céu e a terra pra nós dar força num momento tão delicado como esse , queremos igreja aberta sim até se desse 24 h por dia pois há muitas pessoas depressivas em estar isoladas muitas pessoas precisando de uma palavra amiga !

  16. Nós seres humanos, como é de conhecimento de muitos, somos corpo, alma e espirito. Temos a certeza que devemos alimentar estas três partes para poder viver, portanto assim como os mercados, as clinicas médicas e os psicólogos estão atendendo as pessoas nestes tempos tão difíceis, por quê a casa de Deus que atende o espirito não pode estar aberta? Já que também é necessidade básica.
    Como o senhor descreveu a cima, as pessoas precisam conhecer os trabalhos realizados pelas igrejas antes de fala, pois em sua maioria realiza o trabalho que seria do governo. Em nossa instituição trabalhamos a quatro meses atendendo famílias com falta de tudo.

  17. Pode não ser essencial para quem tem paz e vive tranquilamente,porém para inúmeras pessoas desesperadas,com problemas espirituais, e emocionais a igreja é a única porta a se bater.
    Eu cheguei a uma igreja desesperada,pensando em tirar a própria vida e acabar com tudo de uma vez e ainda bem que ela estava aberta pra mim,hoje sou feliz e tenho paz.
    Igreja é essencial sim!!!!!!

  18. Com certeza a Igreja é essencial sim pois nesse período, atende-se inúmeras pessoas, com problemas emocionais e familiares, além da assistência social que fazemos. Ajudando a alimentar milhares de famílias com cestas básicas e roupas. Não precisamos da igreja aberta para arrecadar fundos pois as próprias pessoas fazem isso de forma virtual. Então essa matéria tendenciosa sua Sr. Claudemir Pereira é extremamente de mal gosto ou de ma intensão, se você soubesse ou conhecesse realmente o trabalho desta instituição não estaria usando seu valioso tempo e trabalho para semear em meio uma sociedade tão desestabilizada uma informação destas. Que Deus nos abençoe e nos dê forças para enfrentarmos essa tempestade.

  19. Sou presidente de um Templo religioso onde frequentam muitas pessoas durante toda semana. Estamos achando muita falta, as pessoas me pedem para voltar com os trabalhos , não retorno às atividades por dois motivos. Primeiramente em razão da situação do Covid 19 e segundo por entender que o mundo espiritual quer que às pessoas dêem um tempo para aprenderem a comunicar com Deus dentro de si encontrantando assim o templo mais belo nas profundidades de cada ser Divino. Isso se chama evoluir e qualquer líder espiritusl que realmente se preocupe com a evolução do ser partirá deste princípio. Thomaz G. de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo