PartidosPolítica

POLÍTICA. Alô, alô, você, que quer trocar de partido sem perder o mandato: vem aí uma boa oportunidade

 

Kassab estaria por trás do PL, que, depois se fundiria ao PSD. É a chance dos descontentes
Kassab estaria por trás do PL, que, depois se fundiria ao PSD. É a chance dos descontentes

É verdade que a ideia dos congressistas era outra. Mas o VETO parcial (que, claro, ainda pode ser derrubado – o que, no entanto, é considerado improvável) da presidente Dilma Rousseff ao projeto aprovado pelo Congresso, mantém as atuais condições para que o político troque de partido sem perder o mandato. Uma delas é a “grave discriminação pessoal dentro da agremiação política”. Mas a mais importante é a continuidade da regra que permite a mudança para ingressar em “partido totalmente novo”.

É onde entra o ressurgimento do Partido Liberal (PL), que já pediu seu registro no Tribunal Superior Eleitoral. Ao ser criado, o que não deve demorar, receberá, estima-se, boa parte dos descontentes com a sua atual sigla e que temem perder o mandato.

Taí uma alternativa para os santa-marienses que quiserem virar a casaca. Mas, atenção: trata-se de partido que, em seguida, deve fundir-se com o PSD do ministro Gilberto Kassab (que inspirou a volta do PL) e virar governista. Se a ideia é ficar na oposição, não seria o caminho.

Estará o editor delirando? Sempre é possível. No entanto, é conveniente ler o material publicado originalmente na versão online do jornal O Globo, para ver quem está por trás de tudo isso e o que poderá acontecer. A reportagem é de Cristiane Jungblut, com foto de Reprodução. A seguir:

Após sanção de lei, Kassab nega manobra e não descarta fusão do PSD

…O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), negou que seja o articulador da criação do PL (Partido Liberal), o novo partido cujo registro foi pedido esta semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de ser apontado principalmente pelo PMDB como idealizador do novo partido, Kassab disse que o partido está sendo formado por “companheiros que queriam entrar no PSD” e disse que nada está sendo feito “às escondidas”. Ele não descartou uma fusão no futuro entre o PSD e o PL, afirmando que são partidos “muito próximos”.

Kassab falou sobre o assunto depois de participar de uma audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, onde falou sobre as ações do Ministério das Cidades.

— Não é um PSD alternativo. Nós não temos nenhuma participação direta ou indireta. São companheiros do PL na sua grande maioria que queriam entrar no PSD e não entraram, estão formando um outro partido. É público que são pessoas próximas do PSD por conta dessa sua realidade. São companheiros que queriam sair dos seus partidos e entrar no PSD e, no momento certo, ficaram com receio. Isso é público. Vocês conhecem os companheiros, sabem disso, não tem nada feito às escondidas. Eu não participo desse projeto — disse Kassab…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cascata do primeiro ao quinto. PMDB não se rebelou só por causa da investigação dos figurões, a criação de um novo partido para abrigar parte da base alugada "mais barateira" é pedra cantada.
    O editor está delirando, sem dúvida, porque afirma que a derrubada do veto é considerada improvável e não esclarece quem pensa desta forma e nem o motivo que os leva a pensar assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo