ELEIÇÕES 2020. Risco de infecção de Covid-19 deverá vetar o voto por biometria. TSE oficializará a decisão

ELEIÇÕES 2020. Risco de infecção de Covid-19 deverá vetar o voto por biometria. TSE oficializará a decisão

ELEIÇÕES 2020. Risco de infecção de Covid-19 deverá vetar o voto por biometria. TSE oficializará a decisão - 28f1fa8d-poder360-barroso-eleiçao-biometrica

O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, higienizando as mãos no Congresso, e sua posição em relação à biometria neste ano

Da Redação do portal especializado PODER360, com foto de Reprodução

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso decidiu vetar a necessidade de identificação biométrica nas eleições municipais que serão realizadas no fim deste ano por causa do risco de infecções de covid-19. Os brasileiros irão às urnas escolher vereadores e prefeitos.

A exclusão do procedimento segue recomendação dos infectologistas que prestam consultoria sanitária ao TSE para que as eleições ocorram. A decisão do ministro ainda precisa ser analisada pelos demais ministros da corte eleitoral. A questão deverá ser levada para análise pelo plenário depois que acabar o recesso do Judiciário.

Os profissionais levaram em conta que a identificação pela digital pode aumentar a possibilidade de infecção e aumenta as aglomerações nos domicílios eleitorais, uma vez que é mais demorada. Além disso, muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

Integram o grupo da consultoria sanitária os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, que também auxilia o governo de São Paulo no combate à pandemia; Marília Santini, da Fundação Fiocruz; e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein.

O objetivo do grupo também é fazer uma cartilha sanitária para auxiliar no pleito, que será feito em novembro deste ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *