Artigos

Por que devemos evitar a volta do PT ao Poder? – por Giuseppe Riesgo

“E esse movimento precisar vir das urnas”, é o entendimento do articulista

Nas relações de poder em uma república é consensual que a orquestração de um sistema tripartite é importante para preservar as boas relações entre o Estado e o seu povo, bem como para o bom desenvolvimento da democracia representativa. Ou seja, é de um sistema que privilegie os “freios e contrapesos” entre Executivo, Legislativo e Judiciário que teremos uma relação menos imperiosa dos governos para com a população que, lembremos, é quem paga a conta.

Por esse motivo, dada nossa herança patrimonialista – tema que já tratei aqui na coluna -, a vigilância na condução da coisa pública é especialmente primordial. A renovação que obtivemos nos parlamentos estaduais e na formação do Congresso, por exemplo, pode ser um sopro de esperança na retomada de poder do Legislativo que, há tempos, devido ao fisiologismo pluripartidário, vem perdendo seu papel fiador nessa balança entre os três Poderes da República.

No entanto, o futuro de um outro Poder está em xeque nesse momento: o Executivo. A volta de Lula e do PT ameaça esse equilíbrio e uma breve retomada do histórico das administrações do Partido dos Trabalhadores já evidencia os perigos à democracia que a volta deles representa.

O mensalão e o petrolão não foram apenas esquemas de corrupção. Em ambos os casos, o PT, sob a liderança de Lula, tentou cooptar o estado democrático de direito através da supressão de um Poder pelo outro. Na primeira vez, no mensalão, um esquema sorrateiro foi gestado para comprar parlamentares e, assim, o Legislativo como um todo, na busca de controle da República e sua relação entre os Poderes.

Já no petrolão, o PT fatiou as estatais e as distribuiu entre diversos partidos da base do governo enquanto, concomitantemente, inundou empreiteiras e empresas amigas do governo com crédito barato e farto, além de gestar um amplo (e caro) programa de obras públicas que beneficiava justamente essas mesmas empreiteiras partícipes do esquema. O preço? Que essas empresas inundassem com doações financeiras as campanhas dos partidos aliados no Congresso e o próprio PT. Um esquema de aparelhamento e corrupção sem fim. Uma nova tentativa de subverter o Poder Legislativo e controlar 2/3 dos Poderes Constituídos.

Além disso, o PT surrupiou o sonho dos brasileiros. Com uma política econômica irresponsável e insustentável, sinalizou ao povo uma melhoria nas condições de vida que nem o próprio PT conseguiu manter -, basta que lembremos dos resultados sociais do trágico Governo de Dilma Roussef. O resultado? Um governo que tirou milhões da pobreza por cinco anos, mas que devolveu esta mesma população à pobreza por outros vinte. Uma desumanidade sem precedentes e típica do populismo político-partidário do Partido dos Trabalhadores.

Por isso, a volta de Lula e do PT deve ser evitada a todo custo. E esse movimento precisar vir das urnas. É no usufruto da democracia que nós precisamos dar um recado – enquanto povo -, que repudiamos a corrupção, o clientelismo e o populismo do PT. Se queremos superar a nossa tradição patrimonialista, precisamos repelir, no dia 30/10, a volta do “grande esquema” petista que tanto nos assombrou por mais de 15 anos ininterruptos. Chega de populismo e servidão para com a população brasileira.  

(*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Resumo da ópera é bem basica. Paises ricos tem margem para erro, paises pobres não (como acontece com as pessoas). População tupiniquim esta crescendo. Deve atingir o pico la por 2040. Depois começa a decair. Proporção entre velhos e a parte da população em condições de trabalhar muda. La por 2100 a população brasileira deve atingir o mesmo numero que havia em 2010. Em epocas diferentes atinge todo pais do mundo. Ou seja, Brasil tem 20 anos para colocar a casa em ordem. Depois fica bastante complicado. Simples assim.

  2. ‘O Molusco é o meu pastor e nada me faltará. Pastar me faz em verdes pastos e guia-me mansamente com canhas mil. Infla a minha conta bancaria, guia-me pelas veredas da ignorancia, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da justiça, não temerei mal algum, porque o Careca estás comigo, a tua foice e o teu martelo me consolam’.

  3. Sistema e CF88 estão na beirada do telhado desde 2013. Se desandar a maionese o establishment vai precisar de um bode expiatorio. Os votos que o Rato Rouco recebeu são muito mais anti-Cavalão do que apoio popular. Fiscalização vai ser intensa numa eventual vitoria petista. Vão tentar a desculpa formal ‘tivemos tantos milhões de votos’ que até pode segurar a onda por um tempo, mas não para sempre.

  4. Molusco com L., o honesto, está com 77 anos. Completa idade hoje. Um a menos. Mal consegue articular as palavras direito. Esta onde está porque cometeu varios erros. Sem ele, para a esquerda, sobra muito pouca coisa.

  5. Tres poderes mais um anexo, TCU. É auxiliar do legislativo, comporta-se como judicial e devido ao aparelhamento tem decisões evidentemente politicas.

  6. Bom, para começo de conversa autor acertou em alguma coisa. Vermelhos não gostaram. O que sempre rende boas risadas. Até critica a fake news e mentiras acompanhado com uma ‘absolvição judicial’ que não existe. Sumário é simples, perdeu um dedo mas se a lei fosse a islamica perderia no minimo uma mão inteira. Kuakuakuakuakua!

  7. Jus sperniandi com laivos de repetições Alzhaimarianas sobre fatos sobejamente questionados. Se o objetivo realmente fosse proteger o equilíbrio entre poderes, o que aconteceu fornece justamente um lastro para que isso se fortaleça. Nunca na história recente se teve tanto esse equilíbrio como na era Petista. Tanto que houveram os “julgamentos arranjados” e nem por isso houve tentativa sequer de intromissão petista na justiça. Sempre foi procurada e finalmente alcançada a absolvição via JUDICIAL. De resto, tudo o que foi dito é uma tremenda mentira ou mais suave: Fake News.

  8. Linha auxiliar da extrema-direita somente isso. Com a expulsão do Amoedo único talvez a defender o regime democrático dentro desse partido. Digamos o NOVO ARENA brasileiro. O NOVO ARENA BRASILEIRO alinha-se ao defensor da tortura faz BRINDES A TORTURADORES como USTRA , deve defender juntamente do mito o racismo e homofobia.
    A desculpa da corrupção é apenas um pingo em um copo de água visto todos os escândalos envolvendo as rachadinhas, caso queiroz, escandalo dos recursos do mec desviados por pastores, orçamento secreto e suas fraudes conforme Simone Tebet o maior escandalo de corrupção de todos os tempos.
    Fora a má gestão durante a pandemia e o negacionismo. Bem vindo NOVO ARENA, enganou uns poucos por pouco tempo.
    Devem assumir o nome agora NOVO ARENA E SEJAM FELIZES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo