ELEIÇÕES 2020. TSE decide que adiamento libera os candidatos fichas-sujas. Mortari poderá ser candidato
Diante da decisão política do PT e do PSD, de aliar-se em Santa Maria, com o pessedista Marion Mortari como o vice do petista Luciano Guerra, o único eventual entrave poderia ser o Tribunal Superior Eleitoral.
Com os direitos políticos cassados por oito anos, Mortari, em tese não poderia concorrer se o pleito fosse em 4 de outubro. Com o adiamento para 15 de novembro, o prazo já teria decorrido mas a dúvida persistia. A partir de decisão tomada nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral, não há mais impasse: Marion Mortari está liberado e poderá concorrer, pois terá deixado de ser “ficha-suja” em 7 de outubro.
Para entender o imbróglio que atingia vários candidatos país afora, vale conferir o material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de André Richter, com foto de Marcello Casal Jr. A seguir:
“TSE decide que adiamento de eleições libera candidatura de ficha-suja – Decisão veio depois de consulta sobre inelegibilidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (terça-feira, 1º) que a mudança na data das eleições devido à pandemia de covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, os ministros entenderam que os candidatos não estão mais inelegíveis com a alteração.
O caso foi decidido por meio de uma consulta feita pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), questionando se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro, nova data da eleição estabelecida pelo Congresso.
O parlamentar argumentou que, na nova data, já estaria vencido o prazo de oito anos de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, por exemplo. Isso porque, nesses casos, conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.
Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
O PT tem que dar uma espiada nos comentarios do post do diario de santa maria …….Eu nem vou comentar mais…o povo ta bem lembrado de tudo.
Libera….mas não deixa de ser ficha suja o senhor Mortari.
Bem na titela.