Arquivo

Televisão. Já nesta segunda, Unifra também passa a fazer parte da programação da TV Campus

A TV Campus, canal 15 (televisão a cabo), começa a transmitir, a partir desta segunda-feira, conteúdo produzido também pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), além do já mostrado, oriundo da Universidade Federal. Saiba como (e por que e quando) isso acontecerá, no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Unifra. O texto é assinado pelo jornalista Ludwig Larré. A seguir:

 

“TV UNIFRA entra no ar na segunda-feira

 

A partir desta segunda-feira, dia 19 de maio, o canal 15 da Net – canal universitário – estará exibindo conteúdo produzido pela TV UNIFRA. A nova estrutura de produção televisiva passa a compartilhar o espaço até então utilizado apenas pela TV Campus, denominação da programação sob responsabilidade da UFSM.

 

A regulamentação dos canais universitários foi definida pela Lei Nº 8.977, de 6 de janeiro de 1995, a chamada “Lei do Cabo”. O artigo 23º do Capítulo V da referida legislação, dispondo sobre os canais básicos de operação gratuita que a operadora de TV a Cabo deve tornar disponíveis, na sua área de prestação do serviço, estabelece, entre estes, em sua alínea “e”: “um canal universitário, reservado para o uso compartilhado entre as universidades localizadas no município ou municípios da área de prestação do serviço”. Como, até a solicitação de compartilhamento por parte da UNIFRA, apenas a UFSM fazia uso desse espaço, convencionou-se associar o canal universitário à TV Campus, nome da programação exibida pela Universidade Federal no veículo destinado ao uso comum pelas demais instituições de ensino superior instaladas na área de abrangência da operadora de TV a Cabo.

 

A programação da TV UNIFRA é produzida, em sua totalidade, com recursos materiais e humanos da Instituição. Por questões operacionais decorrentes do sistema de exibição já implantado pela UFSM para geração do sinal até a NET, o conteúdo a ser veiculado pelo Centro Universitário Franciscano será transmitido a partir do equipamento da Universidade Federal. “O nosso conteúdo sairá da Instituição já finalizado, em fitas DVCam. Utilizaremos, da UFSM, apenas o aparelho que roda essa mídia para inseri-la na programação do canal universitário e o link que transmite o sinal até o sistema de distribuição pelo cabo”, esclarece a professora Maria Cristina Tonetto.

 

PROGRAMAÇÃO – Em um primeiro momento, a TV UNIFRA exibirá uma hora de conteúdo diário no canal universitário. A grade de programação para essa primeira fase envolve informação, cultura e entretenimento. “Todos os programas visam à integração dos acadêmicos do curso, seja na produção, reportagem, mediação ou apresentação. A TV UNIFRA é um espaço de laboratório para os alunos de Comunicação Social, onde eles poderão estar inseridos em uma rotina produtiva semelhante à que encontrarão no mercado de trabalho. Também visa a ser uma janela de contato com a comunidade, onde a mesma poderá se ver refletida. Para tanto, qualquer sugestão, crítica e idéias serão bem vindas”, observa a professora Glaíse Palma. “Não pretendemos fazer uma programação fechada, pois nem poderia ser de outra forma. Nossa TV não é comercial e nem tem equipe diária para uma produção desse porte. Vamos falar de pesquisas, mas também de cultura, música, cinema e outros assuntos que a comunidade quer ter conhecimento”, complementa a coordenadora do Curso de Jornalismo, professora Rosana Zucolo. Outro diferencial da TV UNIFRA é que as peças publicitárias são produzidas pelo Curso de Publicidade e Propaganda.

 

Essa é a proposta que o telespectador de Santa Maria poderá acompanhar, a partir da próxima semana, pelo canal 15, de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, com os conteúdos reprisados das 19h às 20h. Nos sábados e domingos, a programação apresentada durante a semana é reprisada das 15h às 16h, e das 19h às 20h. A grade de programação está assim definida:

 

 

DIA

PROGRAMA

SINOPSE

SEGUNDA

UNIFRA ENTREVISTA

Um entrevistado por semana aborda temas diversos, relacionados ou não à comunidade acadêmica.

OU NÃO

Uma incursão pelo universo da publicidade.

TERÇA

CONTRAPONTO

Debate sobre temas atuais com profissionais envolvidos nas questões abordadas expondo suas diferentes perspectivas.

QUARTA

BAÚ DE IDÉIAS

Programa de auditório com temas relacionados ao público jovem, sobretudo estudantes do ensino médio.

STUDIO ROCK

Divulga bandas e artistas da cidade, além de novidades do mundo musical.

QUINTA

CALÇA FROUXA

Quatro acadêmicos debatem temas variados sobre as mulheres, com enquetes nas ruas e participação de uma mulher que analisa os comentários dos participantes. Calça Frouxa é uma releitura masculina do programa Saia Justa.

SEXTA

ESPORTIVA

Dois casais de acadêmicos mergulham na análise e divulgação do esporte amador na cidade.

EM CARTAZ

Além de apresentar entrevistas sobre cinema, o programa traz curiosidades da sétima arte, a programação das salas comerciais e dos cineclubes, e opinião do público cinéfilo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo