Congresso

COVID-19. Deputado Giovani Cherini protocola projeto para tornar facultativo uso de máscaras faciais

Trecho do projeto de Giovani Cherini que flexibiliza o uso de máscaras faciais. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

O deputado federal Giovani Cherini (PL) protocolou o Projeto de Lei 4886/2020, que torna facultativo o uso de máscara de proteção facial no contexto da covid-19. O parlamentar gaúcho apresentou a proposta na sexta-feira (9), na Câmara dos Deputados.

Conforme o projeto, o uso da máscara torna-se facultativo em estabelecimentos que executem atividades essenciais, por consumidores, pacientes, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores; em repartições públicas, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares; e em templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas.

“Precisamos respirar oxigênio e não gás carbônico. As coisas já estão mudando e para melhor, defendo o autocuidado e a imunidade”, publicou Cherini em sua fanpage, nesta segunda-feira (12).

Na Justificativa do projeto, o deputado afirma que o uso demasiado de máscaras prejudica a respiração.

“O gás carbônico que somos obrigados a inspirar com a máscara acidifica as células, fazendo abaixar a imunidade, tendo por consequências a manifestação e a potencialização de doenças pré-existentes. Pessoas com boa imunidade são assintomáticas em relação ao covid-19, porém, o uso da máscara pode torná-lo um doente”, diz trecho da Justificativa.

Em Santa Maria, o uso da máscara é obrigatório desde o início de outubro, conforme a Lei Municipal 6485/2020. Quem se negar a utilizar o acessório pode receber multa que varia de R$ 106 a R$ 568.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo