Eleições 2020PolíticaPrefeituraTrabalho

ELEIÇÕES 2020. Entidades ligadas à arquitetura e ao urbanismo entregam ‘cartas’ aos candidatos a prefeito

No mosaico, dirigentes das entidades ligadas aos arquitetos (as) e representantes da categoria, entregam os documentos aos candidatos

Com texto e fotos da Representação das Duas entidades em Santa Maria

Na constatação da série de desafios importantes que as cidades estão enfrentando e no anseio de contribuir com a sociedade e com os candidatos (as) nas eleições municipais de 2020, todas as entidades nacionais vinculadas à Arquitetura e ao Urbanismo (CAU BR/ ABAP/ ABEA/ AsBEA/ FNA/ IAB/ FeNEA) elaboraram um documento com medidas que visam a transformação das nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes para todos os cidadãos.

Este documento se chama CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS (AS) CANDIDATOS (AS), elaborado como um conjunto de proposições técnicas sugeridas para os planos de governo e para as futuras políticas públicas.

CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS CANDIDATOS

Também na mesma linha de raciocínio – enfrentar os dilemas da cidade com medidas tecnicamente qualificadas – os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU RS) e Santa Catarina (CAU SC) reuniram-se e, também, elaboraram um documento mais adaptado às necessidades regionais. Este documento chama-se CARTA DAS (OS) ARQUITETAS (OS) E URBANISTAS ÀS CANDIDATAS (OS).

CLIQUE AQUI E LEIA CARTA DAS (OS) ARQUITETAS (OS) E URBANISTAS

Em Santa Maria, ambos os documentos foram entregues a todos os seis candidatos que concorrem a prefeito, para as eleições de 2020.

O grupo responsável pela entrega foi formada pelos arquitetos e urbanistas Ednezer R. Flores (conselheiro federal do CAU RS), Priscila T. Quesada (conselheira estadual do CAU RS) e Lidia Rodrigues (presidente do núcleo IAB SM). Na quarta à tarde, o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA SM, Diego Nascimento Machado, juntou-se ao grupo para dar apoio. Os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Fábio Müller, e da UFN, Francisco Queruz, também foram convidados, mas não conseguiram compatibilizar as suas agendas com a da programação da entrega.

Segundo os responsáveis pelas entregas, a ação contou com a colaboração dos seis candidatos à prefeitos de Santa Maria/RS e foi muito proveitosa para sensibilização da importância da profissão de arquiteto (a) e urbanista e para reforçar que o CAU RS se coloca como parceiro para a implementação de políticas públicas sustentáveis, inclusivas, seguras e promotoras de bem-estar social.

Programação da entrega:

Dia 27/out/2020

14h – Luciano Guerra (PT) e Marion Mortari (PSD)

15h – Jader Maretoli (Republicanos) e Maria Helena Rodrigues (Republicanos)

16h – Marcelo Bisogno (PDT) e Fabiano Pereira (PSB)

Dia 28/out/2020

14h – Evandro Behr (Cidadania) e Carla Kowalski (Cidadania)

15h – Sérgio Cechin (PP) e Francisco Harrisson (MDB)

19:15h – Jorge Pozzobom (PSDB) e Rodrigo Décimo (PSL)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Auto divulgação e nada mais. Cartas tratam de generalidades abstratas, nada de concreto (até porque concreto é coisa de engenheiro civil). Até uma puxada de brasa para o próprio assado uma ‘assistência arquitetônica gratuita’ apareceu.
    Resumo da opera: prefeitura não tem grana para ressuscitar a antiga Pretoria, prédio da SUCV precisa de reformas, etc. Quem não consegue ser objetivo não consegue nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo