CulturaDestaque

EVENTO. Prefeitura anuncia atividades do ‘Viva o Natal 2020’, que deverá ocorrer em formato hibrido

Já iniciou a montagem da árvore e dos enfeites natalinos, no centro da cidade

Árvore de Natal começou a ser montada nesta sexta. Além dela, haverá outros itens de decoração (Foto João Alves/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Joyce Noronha

Passar uma mensagem de fé e esperança é o objetivo do Viva o Natal 2020, realizado pela Prefeitura de Santa Maria. O evento deste ano será híbrido, com atividades presenciais e online em função da pandemia. A programação prévia, que ocorrerá de 4 a 22 de dezembro, é composta por atrações musicais, artísticas e dindinho nos bairros. Os tradicionais enfeites já começaram a ser instalados. As datas e horários da programação serão divulgadas nos próximos dias.

Nesta quarta edição do Viva o Natal, o público é convidado a assistir shows que serão transmitidos do palco do Theatro Treze de Maio para as redes sociais. Já a Parada de Natal, com os Encantadores do Natal, que também integra a programação, ocorre em novo formato a fim de respeitar as ações de enfrentamento à pandemia. Neste ano atípico, não serão permitidos passeios de dindinho. Apenas as tradicionais figuras natalinas, como o Papai, a Mamãe Noel e os duendes, serão passageiros do Trenzinho de Natal, que vai percorrer os bairros de Santa Maria.

“Há 4 anos que construímos um Natal com muita arte, cultura e alegria. Um Natal de todos e para todos. De 2017 a 2019, os duendes passaram por bairros, o dindinho embalou os sonhos e os dias de crianças e adultos de todas as idades. A casinha onde estava o Papai Noel recebeu cartas que marcaram a infância de muitos pequenos. Este ano será diferente, pois precisamos nos cuidar mais. Mas entendemos que a celebração deve permanecer para repassar à população uma mensagem de amor, de paz e de esperança”, explica a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

A novidade desta edição de 2020 é o Circuito Natal de Rua. A secretária Rose Carneiro conta que os artistas que costumam se apresentar na Praça Saldanha Marinho e no Calçadão foram convidados a integrarem a programação. A iniciativa é uma forma de prestigiar e dar mais visibilidade ao trabalho deles. Ao todo, o Viva o Natal 2020 envolverá mais de 200 artistas de Santa Maria e da região. 

DECORAÇÃO

O Centro de Santa Maria já recebe enfeites natalinos desde o começo desta semana. Estão sendo colocados objetos luminosos em copas de árvores da Praça Saldanha Marinho e outros enfeites ao longo da Rua Dr. Bozano e Avenida Rio Branco. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura deu início (*) à montagem da árvore de Natal na Praça Saldanha Marinho, no mesmo local dos anos anteriores.

O acender das luzes está marcado para a próxima terça-feira (1º), às 20h. Para evitar aglomerações e seguir os protocolos que evitam a propagação da Covid-19, não será realizada cerimônia de abertura do Viva o Natal.

Mesmo sem atrações na Praça Saldanha Marinho, a secretária de Cultura entende que a decoração natalina é um atrativo ao público. Por isso, o pedido à população é para que aproveitem o espírito natalino, mas não esqueçam dos protocolos de segurança em combate à Covid-19. Agentes da Guarda Municipal vão orientar aos cidadãos para evitarem aglomerações nas áreas decoradas.

O Viva o Natal 2020 é promovido pela Prefeitura de Santa Maria e pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio. A iniciativa tem patrocínio da Construtora Jobim, Eny Calçados, Fundação Eny, Farmácias São João e Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento (Governo do Estado do Rio Grande do Sul) – Novas Façanhas.

 (*) OBSERVAÇÃO DO EDITOR: o texto original recebeu adequações cronológicas, pois distribuído ainda de manhã, nesta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo