CIDADE. Prefeitura protocola projeto que autoriza compra de vacinas contra o Covid por Santa Maria
Município quer estar pronto para a compra, quando houver doses disponíveis
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/03/prefeitura-projeto-vacina-1024x536.jpg)
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Rafael Favero
A Prefeitura de Santa Maria protocolou, nesta quinta-feira (4), um projeto de lei (PL) que autoriza o Executivo Municipal a adquirir vacinas para o combate à Covid-19 caso a cobertura imunológica prestada pelos governos federal ou estadual seja considerada insuficiente de acordo com as legislações pertinentes. O documento foi entregue em mãos pelo prefeito Jorge Pozzobom ao presidente da Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas, em reunião realizada no Centro Administrativo Municipal.
O projeto é mais uma ação que prepara a Prefeitura para a aquisição dos imunizantes tão logo seja possível. Santa Maria já aderiu à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e, também, entregou, na quarta-feira (3), um ofício no qual, junto às demais cidades da região, declara apoio integral à compra de vacinas por parte do Governo do Rio Grande do Sul. Além disso, o Município participa do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (Circ), que se ARTICULA para reunir verbas para adquirir mais doses. O PL foi protocolado em regime de urgência.
“Santa Maria está junto de todas as frentes possíveis para comprar as vacinas. Porém, neste momento, é importante esclarecer que não há imunizantes disponíveis no mercado conforme nos informou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Mesmo assim, nós não perdemos tempo e, com a aprovação desse projeto, ficaremos habilitados legalmente para investir recursos próprios nas vacinas contra o coronavírus”, explicou o prefeito Pozzobom.
O presidente do Legislativo se comprometeu em agilizar a tramitação do projeto dentro das condições legais.
“Nós temos a obrigação, não só constitucional, mas, também, humana de estarmos unidos em torno da aquisição das vacinas, que é a grande necessidade de Santa Maria e do mundo”, afirmou o Coronel Vargas.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, o assessor superior do prefeito, Guilherme Cortez, e o assessor do presidente da Câmara, Rodrigo Herte.
Prestação de contas
Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom aproveitou para apresentar detalhes sobre os movimentos mais recentes da Prefeitura na luta contra o coronavírus. O chefe do Executivo lembrou que, ainda em 7 de janeiro, Santa Maria foi protagonista ao levar à Secretaria Estadual de Saúde (SES) uma proposta para incluir categorias nos grupos prioritários para receber a imunização. Na época, ao lado do secretário Guilherme Ribas, o prefeito solicitou que trabalhadores da educação, guardas municipais, fiscais que atuam no combate às aglomerações e pessoas com comorbidades fossem classificados como prioritários dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, com a intermediação do Estado.
Além disso, Pozzobom também falou sobre a viagem a Porto Alegre, realizada na quarta-feira, durante a qual foi anunciada a abertura de NOVOS_LEITOS clínicos de apoio à UTI em Santa Maria, 15 no Hospital Universitário e 10 no Hospital Regional.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Outro detalhe. Comprar vacinas de fabricantes outros que já estão no pais não é simples. Frete, seguro, desembaraço aduaneiro (lá e aqui) não saem de graça. Transporte aéreo também não é como transportar bananas, é carga especial, o comandante do voo recebe manifesto, o escambau. Resumo da ópera: basófia.
Como prognosticado ritmo de vacinação está sendo mote de criticas ao governo federal. Brasil é o pais da tragicomédia.
Alguém largou um Pareto na rádio pelo meio dia, 10% dos países tem 90% das vacinas.
Prognóstico do próximo quid pro quo devem ser as novas vacinas. Novas variantes do vírus devem provocar adaptações nas vacinas (como a gripe) e discutem se o processo de aprovação (lá fora) vai ser como o anterior ou vai ser na base do ‘taca-lhe pau’. Discutem ainda se quem já foi vacinado vai ter que tomar um reforço.
Alás, tem gente que acha o Brasil importante porque tem a cepa de Manaus. Que foi descoberta no Japão. Imbecilidade sem limites, há quem fale em barreira sanitária. Mesmo com barreiras já chegou no UK. Alás a pessoa contaminada fez o teste que confirmou a chegada do vírus modificado por lá, mas não preencheu os dados, sumiu. Por lá observam a variante sul africana também e mais uma está sendo pesquisada.