DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Santa Maria terá mais 25 leitos clínicos: 15 no Hospital Universitário e dez no Hospital Regional

Leitos vão garantir a liberação, com maior rapidez, dos leitos de UTI

Acréscimo na estrutura hospitalar do Município foi possível devido a articulação entre a Prefeitura de Santa Maria, Associação dos Municípios da Região Central, Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado e governo do Estado. Foto Divulgação

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

Santa Maria ganhará reforço no combate à Covid-19. Uma reunião nesta quarta-feira (3), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre, definiu a abertura de 25 novos leitos clínicos de apoio à UTI para tratamento da doença causada pelo coronavírus. São 15 no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e 10 no Hospital Regional. O acréscimo na estrutura hospitalar do Município foi possível devido a uma articulação entre a Prefeitura de Santa Maria, representada no encontro pelo prefeito Jorge Pozzobom, Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro), Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ) e governo do Estado.

Além de Pozzobom, participaram da reunião os prefeitos Jocelvio Cardoso, de Formigueiro, presidente da AMCentro, e Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Sêca, presidente do Circ, além da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A Secretaria Estadual de Saúde repassa insumos e camas para Santa Maria a fim de possibilitar a abertura dos leitos.

No Husm, que também colabora na ação com insumos básicos e aparelhos, por exemplo, 10 dos 15 leitos já estão em funcionamento, e outros cinco serão abertos até sexta-feira. Já no Regional, os leitos devem ser abertos na próxima semana.

O prefeito Jorge Pozzobom comemorou o anúncio, que representa um importante alívio ao sistema de saúde pública, não só de Santa Maria, mas de toda a região.

“Mais uma vez, aparece a força da parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Santa Maria, assim como tem ocorrido durante toda a pandemia. Viemos em busca de auxílio para os nossos hospitais e fomos muito bem recebidos pela secretária Arita e demais representantes do governo, que são solidários às demandas dos municípios e estão trabalhando dia e noite para combater a Covid-19 no Rio Grande do Sul”, afirma o prefeito, que cumpre agenda durante todo o dia na Capital.

Para a secretária Arita Bergmann, os leitos vão garantir a liberação, com maior rapidez, dos leitos de tratamento intensivo.

“A internação de pacientes que estão se recuperando da fase aguda do Covid-19 em leitos clínicos libera vagas de UTI para os casos mais graves que estão chegando”, esclarece Arita.

Ao término da reunião, os três prefeitos entregaram à secretária um documento que declara apoio dos municípios à compra de vacinas por parte do governo do Estado.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo