BrasilDestaque

URGENTE. Dois ministros deixam o governo. Um é Azevedo, titular da Defesa, outro o Chanceler Araújo

O primeiro seria surpresa no Planalto, mas... O segundo teria pedido para sair

Fernando Azevedo deixa a Defesa. Ernesto Araújo não e mais o das Relações Exteriores (fotos Valter Campanato e Divulgação/Itamaraty)

Da Redação do Correio do Povo, com informações de Agências de Notícias

Após reunião com secretariado, Ernesto Araújo pede demissãoO ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira, de acordo com fontes ouvidas pelo R7 e pela Record TV. Integrante da chamada ala ideológica do governo, o chanceler estava no cargo desde o início da atual gestão, mas não resistiu à pressão, inclusive do Centrão, que apoia o Planalto, em razão da política diplomática durante a pandemia.

O pedido para deixar o posto ocorreu após reunião com o secretariado. O chanceler havia cancelado a agenda oficial desta segunda para conversar com os subordinados. 

Na semana passada, as críticas à atuação de Araújo no Itamaraty se intensificaram após senadores, durante audiência pública na última quarta-feira, terem pedido sua saída. O chanceler foi questionado enquanto falava das dificuldades enfrentadas pelo Brasil para a compra de vacinas contra a Covid-19.

A fritura continuou no dia seguinte, quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), subiu ainda mais o tom, afirmando que a política externa é falha e precisa de mudanças, mas sem citar diretamente Araújo…” (PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI)

Fernando Azevedo e Silva pede demissão do Ministério da Defesa O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, pediu demissão nesta segunda-feira, horas após a saída do chanceler Ernesto Araújo. Por meio de uma nota, Azevedo, que é general reformado, comunicou seu desligamento do governo, causando surpresa no Planalto. 

“Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa. Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado. O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira. Saio na certeza da missão cumprida. Fernando Azevedo e Silva”, diz a nota encaminhada ao Planalto.  

A saída dele foi inesperada no contexto político de Brasília. General de Exército, Azevedo foi o segundo militar a ocupar o Ministério da Defesa, cargo em que estava desde o início da gestão do governo Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019. Antes, ele havia atuado como assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. (PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo