Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, as dificuldades enfrentadas pelos tesoureiros das futuras campanhas

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta-feira, 24 de março, no jornal A Razão:

Como pagar a campanha? Os tesoureiros e a dificuldade para arrumar o troco (foto Reprodução)
Como pagar a campanha? Os tesoureiros e a dificuldade para arrumar troco (foto Reprodução)

Os tesoureiros estão pra lá de apavorados

De um lado, há a legislação restritiva. Pessoas jurídicas não podem doar para campanhas eleitorais. Pessoas físicas, sim, mas limitadas a um percentual baixo do rendimento do ano anterior. De pronto, está dada a explicação de muitos empresários, que conseguem se livrar do assédio, exatamente por conta da restrição legal.

De outro lado, o “caixa 2” que, dizem, é “institucionalizado” no País, será extremamente fiscalizado pelos adversários. Ainda mais num ambiente altamente competitivo como o que se supõe haverá neste ano.

Um terceiro fator: a limitação imposta pela minirreforma eleitoral do ano passado, que impede gasto superior a 70% da maior prestação de contas na eleição anterior. No caso santa-mariense, em números redondos, nenhuma campanha à Prefeitura poderá custar mais de R$ 530 mil. E R$ 37 mil para vereador.

Enfim, dá para entender o título desta nota e o pavor dos tesoureiros? Não é preciso desenhar, convenhamos.

OS PEDETISTAS E…

Fonte do PDT conta: para dissuadir o partido da candidatura de Marcelo Bisogno e incorporá-lo à nau governista, apoiando outro nome, foi sugerido o apoio de todos a uma postulação do vereador à Assembleia em 2018.

…”CASO POZZOBOM”

A ideia indignou os pedetistas, que lembraram ter sido feita semelhante proposta em 2008, para Jorge Pozzobom apoiar a dobradinha Schirmer/Farret e seria o candidato de todos à Câmara em 2010. Bueno…

PREOCUPAÇÃO COM…

As agremiações – maiores, sobretudo -, bem mais que em eleições anteriores, dão particular atenção às nominatas para a Câmara de Vereadores. E reuniões preparatórias têm sido rotina, para orientações políticas e legais.

…NOMES À CÂMARA

Entre os que se preparam e buscam manter pelo menos o já conquistado, está o PTB. Que, por sinal, realiza no dia 31, a próxima quinta, na Câmara, um encontro com seus pré-candidatos ao parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo