Artigos

Dia Mundial do Meio Ambiente – por Lourdes Dill

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e a reflexão sobre a data

No dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente e todos os dias, mas o dia 5 de junho é muito especial, pois as reflexões mais amplas para o cuidado da Casa Comum, o Planeta Terra. O Papa Francisco, em seu documento de “Laudato Si”, assim se expressa: “O Meio Ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Quem possui uma parte é apenas para administrá-lo em benefício de todos. Se não o fizermos nossa parte, carregamos na consciência o peso de negar a existência dos outros”.

“Nota-se hoje, por exemplo, o crescimento desmedido e descontrolado de muitas cidades que se tornaram pouco saudáveis para o Bem Viver, devido à poluição, aos problemas de falta de saneamento básico e a poluição. Os pobres e marginalizados das periferias que não tem acesso ao necessário para uma vida saudável, deve desafiar-nos como habitantes deste Planeta”.

Um outro aspecto que nos desafia é a cultura do descarte, que afeta tantos seres humanos também em nossa cidade, tornando os Moradores em Situação de Rua sem as mínimas condições de vida e dignidade de seus direitos básicos.

Olhemos para a nossa cidade de Santa Maria, o Arroio Cadena em todas as suas dimensões. Oh, quanto lixo jogado, quanta falta de consciência desta casa comum que o cuidado depende de todos nós. Ao analisarmos as causas da Pandemia da Covid-19 e outras doenças, oriundas desta falta de cuidado. São focos de grande contaminação.

O lixo das ruas nos preocupa a todos e é de responsabilidade de todos nós. Ao Poder Público e as Empresas de coleta cabem-lhes coordenar e cuidar de forma global, mas todos nós somos co-responsáveis por este cuidado; tudo isso clama ao céu. A Coleta Seletiva dos resíduos sólidos, estamos ansiosamente esperando para que voltem a ser tratado e encaminhado como uma Política Pública de grande e especial urgência.

Os Catadores e Catadoras! Vocês são os Profetas da Ecologia! Com a sobra de muitos vocês fazem o verdadeiro milagre de sobrevivência de muitas famílias acontecer. Vocês cuidam do último “fio de dignidade” para salvar muitas vidas, cuidar do Meio Ambiente, a nossa Casa Comum, o Planeta Terra.

Vocês merecem nosso respeito, nossos aplausos e a co-responsabilidade e a colaboração de toda sociedade. Ajudem a formar as consciências enferrujadas, pessoas alienadas. Juntos queremos formar cidadãos e cidadãs que cuidam do Planeta, da vida e de todos os irmãos e irmãs que são os parceiros do cuidado desta Casa Comum, o Planeta Terra.

Esta semana do Meio Ambiente, motiva-nos a todos a ler, reler e estudar o belíssimo documento do Papa Francisco, a Carta Encíclica da “Laudato Si’”, sobre o cuidado da Casa Comum, o nosso Planeta em que habitamos.

“Nas condições atuais da sociedade mundial, onde há tantas desigualdades e são cada vez mais numerosas as pessoas devastadas, privadas dos direitos humanos, fundamentais, o princípio do bem comum, apelam para a solidariedade universal e uma opção preferencial pelos mais pobres, famintos e excluídos”. O fim da Pandemia da Covid-19 é urgente, e por este fim todos nós lutamos para cuidar da Vida, da Saúde, do Planeta e de toda Humanidade.

(*) A Irmã Lourdes Dill é a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e dos eventos da economia sollidária em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo