Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Os ataques às Universidade Públicas Federais – por Amarildo Luiz Trevisan

“São (ataques) também a todas as instituições e, portanto, à democracia”

Temos convivido diariamente, nos últimos tempos, com ataques ao funcionamento interno das universidades públicas federais, como um lugar de doutrinação de alunos, um lugar que não se tem liberdade de expressão, etc., etc. Nada de novo no front, essa conversa é antiga.

Mas, nos últimos dias, esses ataques têm se acentuado contra a UFSM por conta da eleição a reitor. Não só em colunas de jornais ou entrevistas de rádio e TV, mas, pasmem, ganhou um novo e importante aliado por parte de alguns vereadores da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Inclusive, recebi um áudio enviado por uma amiga nesse sentido, de uma vereadora que já foi aluna da UFSM, falando tais absurdos.

Ora, o que dizer dessa orquestração toda?

Creio que o nosso reitor, prof. Paulo Burmann, já respondeu a pessoas que atacam a universidade, embora tenham feito carreira graças à formação que receberam na própria UFSM. Não é disso que vou falar.

Apenas gostaria de lembrar que nos Estados Unidos, os ex-alunos, que são bem-sucedidos na sociedade, costumam reconhecer e recompensar as universidades onde estudaram com polpudas verbas, auxiliando na compra de equipamentos para laboratórios, por exemplo, ou dando bolsas de estudos para estudantes carentes, etc.

Ou seja, coisa bem diferente do que acontece por aqui, onde as pessoas não só por vezes viram as costas, mas ainda costumam desfilar o seu ódio contra os professores e a própria instituição. Não é por nada que um abismo nos separa dos EUA como o dia e a noite, não?

Porém, eu gostaria de acrescentar algo para além do que tenho ouvido e assistido, dizendo o seguinte.

Na minha opinião isso faz parte dos ataques do governo e de uma pequena parcela da sociedade a todas as instituições democráticas, e, portanto, à própria democracia. Hoje, vivemos uma guerra do mercado contra a democracia. Por isso, não só o Congresso Nacional, o STF, a CPI da Covid e tudo mais, também as universidades estão na mira do “deus mercado”, pois é ainda um dos poucos lugares da sociedade hoje que ainda se respira liberdade de expressão.

E isso tem ramificações nos municípios. Por isso, alguns vereadores, poucos é verdade, que são incapazes de fiscalizar os buracos nas ruas que a prefeitura deveria tapar, como estamos tropeçando diariamente no meu bairro, e por toda cidade, não tiram os olhos e não perdem oportunidade muitas vezes para encher a boca e falar mal da universidade em que estudaram.  Por quê será que eles se sentem tão incomodados?

Outros falam inclusive tão mal do comunismo da China, mas o regime chinês deixa as universidades trabalharem em paz, não se mete nos seus assuntos internos.

Aqui, pelo contrário, o governo está trocando a ordem de classificação da lista dos indicados a reitor das universidades e colocando no cargo máximo pessoas aparelhadas com as suas ideologias.

Resultado: nas universidades em que isso já aconteceu, muitas delas viraram um caos, tanto é que na UFRGS já querem o impeachment do reitor, pelo que se tem notícia.

Na UFSM tem de tudo, tem gente de direita, gente de centro e gente da esquerda, aliás, como em todo lugar.

Já tivemos reitor de direita, reitor de centro e também reitor de esquerda, e alguns que nunca se definiram para onde bate o seu coração na política. Qual é o problema disso? Assim como na Câmara de Vereadores tem representante das mais diversas tendências políticas, caso contrário isso não seria democrático, não?

Qual é a dificuldade em conviver com a pluralidade de opiniões e pensamentos? Será que só existe um caminho que leva ao céu?

Isso na minha opinião se chama Messianismo…a doutrina política de que existe só um messias e que todos devemos ser os seus seguidores, independentes de pensamento, o que fecha com a padronização que o mercado quer impor a tudo pela via do consumo: o modo particular de se vestir, o tipo de carro a escolher, o padrão de beleza a admirar, o tipo de música a curtir, etc.

Só posso concluir, como educador, que isso ocorre porque tem raízes no saudosismo da pedagogia tradicional, do tempo em que as pessoas ainda se ajoelhavam em grãos de milho para pagar o preço por discordar do que era imposto por seus mestres, típico de quem faz confusão entre quartel e escola ou universidade.

(*) Amarildo Luiz Trevisan é Professor Titular de Filosofia da Educação, membro do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM. Este artigo foi originalmente publicado no site da Seção Sindical dos Docentes da UFSM / Sedufsm (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Primeiro a ‘democracia’. Relator do orçamento defendeu o bilionario Fundo Partidário dizendo que é para financiar a ‘democracia’ nos partidos. Ou seja, sem argumentos o negócio é partir para palavras ‘bonitas’ e rótulos. E se quem ensina na universidade não tem argumentos a coisa está feia.
    ‘regime chinês deixa as universidades trabalharem em paz,’ – nenhum risco de ser verdade.
    Savarin e Lemann encabeçam a lista dos mais ricos do Brasil. Não tão brasileiros e o dinheiro nem está todo aqui. Ambos formados em economia. Em Harvard. Por que será?
    IFES é um problema que se resolve sozinho. Vão continuar fazendo a mesma coisa, pedindo mais dinheiro e entregando muito pouco. Não é a toa que o tão alardeado ranking ingles coloca a UFSM em terceiro no RS. Atrás da PUCRS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo