Câmara de VereadoresDestaque

CÂMARA. Reuniões de comissões permanentes, que devem ser públicas, tornam-se restritas aos edis

‘As reuniões das Comissões são públicas’, diz Regimento Interno do Legislativo

Vereadores descumprem o Regimento Interno ao realizarem reuniões das comissões permanentes de forma privada (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Longe dos olhos do público e da imprensa, as comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Santa Maria vêm se reunindo para debater projetos urgentes que são de interesse toda a sociedade. O artigo 61, do Regimento Interno da Casa, estabelece que “as reuniões das Comissões são públicas”. Mas não é o que está ocorrendo.

Na sessão ordinária virtual desta quinta-feira (11), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Tubias Calil (MDB), relatou que o colegiado aprovou a tramitação do projeto de sua autoria que prevê a distribuição gratuita do “kit covid” e a proposta de Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) que prioriza a vacinação de educadores das redes municipal, estadual e privada de Santa Maria contra o novo coronavírus. A reunião, assim como de outras comissões, ocorreu on-line e sem transmissão pública. O máximo de divulgação virtual foi um tuíte de Tubias.

O Site entrou em contato com o chefe de gabinete da Presidência do Parlamento, Rodrigo Teixeira, que disse não haver como abrir as reuniões para participação do público na bandeira preta do modelo de distanciamento controlado. Também argumentou que, caso fossem transmitidas pela TV Câmara, seria preciso refazer algumas normas da Casa. Porém, ele relatou que tal situação é temporária.

“Já estamos trabalhando nisso para que, logo nos próximos meses, sejam transmitidas também pela TV Câmara, mesmo elas ocorrendo dentro da Casa e com o Legislativo aberto. Será muito importante o debate das comissões ser transmitido”, afirmou Teixeira.

Tubias relatou na sessão virtual que o projeto de Luci foi aprovado por unanimidade, enquanto a proposta do “kit covid” foi aprovada por cinco votos a dois: Tubias, Juliano Soares – Juba (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Pablo Pacheco (PP) e Paulo Ricardo Pedroso (PSB) votaram a favor; e Marina Callegaro (PT) e Ricardo Blattes (PT) votaram contra

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cadê a imprensa e Ministério Público para fiscalizar e fazer ser cumprido o direito do cidadão. Se eles mesmo descumprem as leis que eles mesmo criam. Cadê os novos vereadores para fazer a lei ser cumprida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo