Artigos

Combate à dengue: mais que combater, precisamos prevenir – por Jorge Pozzobom

Enfrentar uma pandemia, um surto e outros problemas destas dimensões, requer cooperação mútua, empenho de todos e união de esforços, Poder Público e comunidade, o que eu costumo chamar de corresponsabilidade. Digo isso porque o número de casos de dengue continua aumentando em todo o país. Só em 2024, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 360 mil casos da doença, com 40 mortes confirmadas. Ou seja, o atual surto da dengue aumentou cerca de 300% em relação ao mesmo período no ano passado. No Rio Grande do Sul, já foram registrados cerca de 3,2 mil casos e, infelizmente, três óbitos. Em 2023, esse número chegou a 34 mil. Já em Santa Maria, são 35 casos confirmados.

E é por isso que eu faço questão de insistir na prevenção mais do que nunca. Precisamos da ajuda de todos vocês para evitar a proliferação do mosquito. Por mais que façamos, sem a colaboração de toda a comunidade, será difícil evitarmos essa doença, bem como suas consequências. Nosso trabalho contra a dengue não pára. A prevenção ocorre, durante todos os meses do ano, por meio dos nossos servidores da Vigilância em Saúde. Além de ações de conscientização e pulverização de inseticida, agentes da Vigilância em Saúde seguem nas buscas ativas por criadouros do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade.

Entre as áreas em que mais se identificam focos, está a região Oeste da cidade, onde a Prefeitura segue com o enfrentamento ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. Só semana passada, mais de 170 quadras do Bairro Nova Santa Marta foram pulverizadas com o inseticida biológico. As ações seguem nesta semana nos bairros Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek e, consequentemente, onde mais for necessário.

Estamos em alerta e constante planejamento junto às demais secretarias municipais, além da Secretaria de Saúde, para verificar o andamento das estratégias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Lembrando que o trabalho conjunto entre as secretarias sempre teve grande efeito em Santa Maria por se tratar de uma ação de governo permanente. Contratamos mais servidores para a Vigilância em Saúde e investimos forte no trabalho de campo, mas também precisamos que a população tenha consciência e faça a sua parte. Lembrando também que, nas próximas semanas, contaremos ajuda do Exército nas ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, como ocorreu em 2023.

Quero reforçar que, nas vistorias realizadas por nossos agentes endêmicos, foram encontrados recipientes com água parada e, lamentavelmente, em uma dessas residências, haviam focos com larvas do mosquito, já em fase aérea, ou seja, quando saem da água. As larvas foram recolhidas e os agentes passaram orientações ao dono da residência sobre a limpeza dos recipientes e de como não acumular água. No entanto, esse é um alerta que serve para todas as regiões. O nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu também percorremos os bairros com as nossas equipes e eu confesso para vocês que a falta de cuidado com a cidade, com as próprias casas e o acúmulo de lixo jogado em local indevido nos entristece muito.

A dengue é um problema de todos nós e há várias maneiras de combatê-la. Se você identificar alguma suspeita de foco, não deixe de denunciar, ligando para (55) 3174-1581. Contamos com todos vocês nesta força-tarefa. Estamos trabalhando com responsabilidade, seriedade e absoluta transparência, atualizando as informações diariamente e, se necessário, várias vezes ao dia. Mas peço, de coração, que façam a sua parte. É a cidade cuidando das pessoas e as pessoas cuidando da cidade. E mais do que isso: é todos nós cuidando de todos nós.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Obs.: A foto que ilustra o artigo é de autoria de João Alves / Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo